16/08/12 17h05

Fábrica da Toyota gera expectativa em Porto Feliz

Cruzeiro do Sul

O município também aguarda a inauguração de outras empresas

Com a chegada da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz a cidade terá, anualmente, cerca de R$ 10 milhões a mais no orçamento que nesse ano é de R$ 126 milhões. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) do município, esse valor é referente apenas aos repasses de tributos estaduais. Os impostos municipais, afirma a secretaria, não entraram na conta pois serão utilizados na política de incentivos para a fábrica de motores que deve iniciar sua operação em 2015. O prefeito da cidade, Cláudio Maffei, lembra ainda que outras empresas de grande porte estão se instalando no município. Para novembro, por exemplo, está prevista a inauguração da planta local da Cooper Power System que investiu R$ 120 milhões na construção da fábrica e deve gerar cerca de 700 empregos.

O anúncio da fábrica de motores da Toyota foi feito no início do mês. Será R$ 1 bilhão em investimentos com a criação de 1.500 empregos. No local, serão produzidos motores para o Etios e para o Corolla, modelos fabricados em Sorocaba e Indaiatuba, respectivamente. Maffei afirma que por conta da localização estratégica, a cidade de Porto Feliz está atraindo investidores de pequeno e grande porte. Tanto a Toyota como a Cooper Power ficarão no quilômetro 125 da rodovia Marechal Rondon.

Durante 2011, foram anunciados R$ 278 milhões em novos empreendimentos em Porto Feliz. A diversidade produtiva foi uma estratégia econômica do município. "Tivemos a perspicácia de não apostar em apenas um setor da economia, pelo contrário, aproveitamos os diferentes ramos econômicos do município para desenvolvermos todos os setores que tinham alguma possibilidade de progredir", esclareceu Maffei. De acordo com a Sede, neste ano, aproximadamente 30 empresas de pequeno e grande porte prospectaram áreas em Porto Feliz, boa parte delas ainda estão em fase de negociação.

Sobre os outros investimentos feitos no município, Maffei cita a Cooper Power Systems - empresa do setor energético produtora de equipamentos de média e alta tensão - que está investindo R$ 120 milhões na construção de sua nova planta. "Temos os investimentos da Aços Macom, fabricante de cozinhas industriais que irá investir R$ 30 milhões, a construção deve começar este ano", diz. Por último, Maffei fala da Lanxess que está em fase de construção. A empresa investirá R$ 75 milhões para a produção de Bladol e plástico semicristalino, não produzido no País.

Mão de obra

Segundo Maffei, para dar conta da demanda por mão de obra criada com a chegada dessas empresas, a prefeitura investe na formação de profissionais qualificados. "Contamos com um Centro de Municipal de Iniciação Profissional, o Cemip que, em parceria com o Senai, formou, desde 2007, 4.276 profissionais em diversas áreas de atuação", afirma o prefeito, que promete a abertura de novas vagas.

Para a população, o anúncio tanto da Toyota como de outras empresas, é uma boa notícia. Auxiliar de limpeza na cidade de Itu, Maria Cláudia Alves dos Santos, 36, garante que voltará a estudar para tentar uma vaga em uma das fábricas que se instalam na cidade. "O meu problema maior é o horário e pagar pelos cursos. Se as aulas forem gratuitas e na parte da noite, com certeza vou tentar uma vaga melhor", afirma ela. A busca por um novo emprego, diz ela, é a garantia de melhorar de vida.

O filho do frentista Antônio Pires Sampaio, 61, é metalúrgico e, como conta o pai, quer "crescer na vida". "Ele tá empregado mas me disse que vai fazer mais uns cursos voltados para a Toyota. Ele disse que vai começar agora para, quando a empresa começar a recrutar, estar pronto", afirma. Mesmo entre os aposentados, o anúncio de novos investimentos é recebido com entusiasmo. "É muito bom. Vai trazer emprego e desenvolvimento para a cidade. Moro aqui há 60 anos e posso dizer que é a primeira vez que temos tanto dinheiro vindo para a cidade", comentou o mestre de obras aposentado Nelson Iversen, 73. "Minha filha é formada em administração de empresas e comércio exterior. Ela disse que vai mandar currículo para a fábrica", garante.