12/09/11 19h28

Fábrica da Pfizer em Guarulhos recebe investimento de R$ 40 milhões

Ao celebrar 50 anos, manufatura da Pfizer aumentará capacidade produtiva em cerca de 20%

A Pfizer inaugurou nesta segunda-feira, 12 de setembro, duas novas linhas de produção em sua fábrica de Guarulhos. O investimento realizado nos últimos dois anos totaliza R$ 40 milhões e visa ampliar o portfólio de produtos globais produzidos no Brasil, incrementando a capacidade de produção da fábrica em cerca de 20%.

“Além da ampliação física, houve aquisição de equipamentos, maquinário e melhorias gerais na infraestrutura da operação”, conta Marcelo Luna, diretor da manufatura da Pfizer. “Esse investimento trará mais flexibilidade nas operações de produção de medicamentos para saúde humana e saúde animal, proporcionando capacidade adicional para aumentar nosso portfólio de produtos manufaturados localmente – entre eles Revatio (Saúde Humana) e Rimadyl (Saúde Animal) que passam a ser produzidos no Brasil”, enfatiza Luna.

Para a Pfizer, o Brasil está entre os países selecionados como prioridade – levando em consideração o tamanho e o potencial de crescimento nos próximos anos. Fortalecer e potencializar sua participação no Brasil faz parte da estratégia da companhia, visto que o País já está entre os 10 principais mercados para a empresa. “A realização do investimento é prova da relevância dessa fábrica e do Brasil no contexto global da Pfizer”, comenta Victor Mezei, presidente da Pfizer Brasil.

O evento de inauguração realizado em Guarulhos contou com a presença do Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, José Manoel de Camargo Teixeira, do gerente geral Institucional e Internacional da Investe São Paulo, Wilson Soares, do prefeito municipal de Guarulhos, Sebastião Almeida, além de outras autoridades municipais.

A fábrica em Guarulhos
Em uma área construída de 36 mil metros quadrados, a manufatura da Pfizer tem agora capacidade de produzir 325 milhões de formas farmacêuticas, sendo 278 milhões de comprimidos, 19,5 milhões de frascos e 7 milhões de ampolas por ano. Atualmente, 65% da produção é dedicada a medicamentos para saúde humana e 35% para saúde animal.

A fábrica da Pfizer conta também com os laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas, que estão capacitados para garantir a qualidade dos insumos e dos produtos acabados. Todos os testes ali realizados visam atender à regulamentação e dar agilidade ao processo produtivo. Em suas instalações, a manufatura cumpre com as exigências das agências regulatórias nacionais e internacionais que conferiram a ela as certificações mais importantes e renomadas do mundo, entre elas o FDA (Food and Drug Administration) e a EMEA (agência regulatória européia) para a exportação de produtos para mais de 70 países dos cinco continentes.

A unidade de Guarulhos é hoje a única operação da Pfizer na América Latina aprovada pelo FDA e é considerada pela alta gerência da companhia uma das 10 mais complexas operações do mundo. Segundo Luna, a magnitude dos resultados de produção da manufatura se deve em grande parte por sua equipe, composta por volta de 600 colaboradores, muitos com mais de uma década de empresa. “Temos vários casos de segundas e terceiras gerações familiares que trabalham nesta fábrica”, comenta Luna. O grupo de funcionários está dividido entre 46% mulheres e 54% homens, sendo 40% deles com formação superior nas áreas de engenharia, farmácia e química.

Sobre a Pfizer
Fundada em 1849, a Pfizer é uma das mais completas e diversificadas companhias do setor farmacêutico. Presente em mais de 150 países, a empresa está no Brasil desde 1952, quando começou como importadora de medicamentos.

Em 1961, a companhia inaugurou sua unidade fabril em Guarulhos. “A localização próxima à via Dutra é estratégica, visto que a região é considerada um dos grandes e mais importantes polos de desenvolvimento do Brasil”, afirma Luna.

Atualmente, a Pfizer é o oitavo maior laboratório do País e faturou em 2010 R$ 3,5 bilhões.