Fábrica da Goodyear completa 40 anos com projeto de expansão
Planta de Americana (SP) celebra quatro décadas como a fábrica mais moderna da empresa na América Latina
Portal da PropagandaInaugurada no dia 07 de dezembro de 1973, a fábrica da Goodyear em Americana (São Paulo) destaca-se pela constante busca por inovação e desenvolvimento tecnológico com o objetivo de oferecer produtos que atendam às expectativas e necessidades do consumidor.
Com investimento de US$ 240 milhões de dólares, a fábrica finaliza a primeira etapa do projeto de modernização e expansão, que visa aumentar a capacidade de produção e viabilizar a renovação do portfólio com foco em produtos e serviços de excelência. A planta também é reconhecida por seu modelo de gestão participativa, baseado na construção de um time de alta performance.
“A fábrica de Americana é estratégica para a Goodyear por sua relevância para o mercado Latino Americano e pelo fato do Brasil ser um dos principais mercados da empresa no mundo. Por este motivo, foi uma das selecionadas pela companhia para a implantação do projeto de Excelência Operacional. Nessa fábrica são produzidos pneus que são comercializados no Brasil e em outros países”, afirma Sylas Denucci, diretor de Manufatura da Planta de Americana que acumula 27 anos de experiência na empresa.
Vale destacar ainda que a planta foi a primeira da América do Sul, considerando todos os segmentos, e a primeira do mundo, considerando o segmento de pneus, a receber a medalha de ouro no “Shingo Prize”, o prêmio de maior prestígio na indústria mundial de manufatura. A conquista resultou da adoção do modelo de Manufatura Enxuta, que incentiva os colaboradores a adotarem uma cultura de melhoria contínua por meio da inovação e da busca incansável pela excelência operacional.
“Com a conquista, a fábrica de Americana se tornou referência para todas as plantas da Goodyear no mundo, exportando práticas, processos e talentos para fábricas de diversos países. Isso orgulha o time e motiva os profissionais a melhorar a cada dia”, afirma Jean Claude Kihn, presidente da Goodyear do Brasil.
A fábrica também é referência em sustentabilidade. A Goodyear tem como premissa atuar de maneira responsável em seu processo produtivo, desde o desenvolvimento de novas tecnologias até a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis. Seguindo essa premissa, a planta de Americana é certificada com o ISO 14001 desde 1999, um dos principais selos do Sistema de Gestão Ambiental efetivo que atesta um padrão de excelência na adoção de práticas de preservação ambiental.
A Goodyear do Brasil é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há mais de 90 anos.
A companhia possui operações em duas unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP) e a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP). Além disso, a empresa conta com uma sede na capital paulista, uma rede de 100 revendedores oficiais e cerca de mil pontos de venda em todo o país.
Uma das características da Goodyear é a vocação para o pioneirismo e a inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica. Para manter essa posição, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento, em manufatura (equipamentos, matérias-primas e moldes) e no treinamento de suas equipes e de seus revendedores.