Fábrica da Flex em Sorocaba é reconhecida como o primeiro Farol de Sustentabilidade do Brasil
IpesiA Flex anunciou que sua unidade em Sorocaba (SP) foi designada como Farol de Sustentabilidade, uma distinção especial da Global Lighthouse Network (GLN) do Fórum Econômico Mundial. Esta é a primeira fábrica no Brasil e da América Latina a receber o reconhecimento como Farol de Sustentabilidade e acontece apenas três meses depois que a fábrica da empresa em Sorocaba foi admitida na GLN.
Para conquistar a designação, a equipe da Flex em Sorocaba demonstrou uma redução substancial em sua pegada ambiental. Em uma jornada de quase uma década, a equipe desenvolveu um ecossistema de economia circular inovador, inteligente e sustentável que aproveita as tecnologias da Quarta Revolução Industrial (em inglês, 4ª Industrial Revolution, 4IR), incluindo um sistema de logística reversa baseado em nuvem, separação automatizada de materiais e coletores habilitados com IoT para transformar o lixo eletrônico e reintroduzir materiais na cadeia de abastecimento, reparando, coletando e reciclando peças e materiais. O site da Flex em Sorocaba também reduziu o uso de energia, o consumo de água e as emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1, 2 e 3 com tecnologias 4IR, como gerenciamento inteligente das utilidades da fábrica, como água e energia e um painel digitalizado de emissões de CO2.
Os impactos sustentáveis da Flex Sorocaba incluem:
– Redução das emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 em 41%;
– 44 mil toneladas de CO2 eliminadas da atmosfera nas emissões de escopo 3;
– Redução do consumo de água em mais de 30%.
“Incorporar a sustentabilidade em nossas operações de manufatura avançada é uma prioridade estratégica para a Flex, por isso é uma conquista incrível ter nossa unidade de Sorocaba nomeada como a primeira fábrica Farol de Sustentabilidade da Flex bem como a primeira com esse reconhecimento no Brasil”, disse Hooi Tan, presidente, Operações Globais e Cadeia de Suprimentos na Flex. “Continuaremos a escalar nossas práticas de fabricação sustentável em nossas unidades em todo o mundo, o que nos ajudará a dar passos significativos em direção a nossos compromissos de longo prazo, incluindo atingir a neutralidade de carbono até 2040.”