26/03/12 15h43

Fábrica anuncia mudança para Vinhedo

Todo Dia

A multinacional sul-coreana TaeguTec, fabricante de ferramentas de corte e produtos industriais, irá transferir sua fábrica de São Paulo para Vinhedo. Serão investidos cerca de R$ 15 milhões nas novas instalações da empresa, que estará localizada na Rua Francisco Foga, no Distrito Industrial. As obras terão início em maio e a transferência da empresa, que terá cerca de 3 mil metros de construção, está prevista para o final do ano. A estimativa é que a instalação da fábrica sul-coreana resulte na geração de pelo menos 100 postos de trabalho.

“Com a vinda de mais esta empresa neste segmento, Vinhedo se transformará em um dos principais pólos industriais de máquinas de corte do País. Fico muito feliz por perceber que está dando resultado o trabalho que estamos realizando por meio da Lei de Incentivos Fiscais”, afirmou o prefeito Milton Serafim (PTB).

A escolha por Vinhedo se deu por dois motivos. O primeiro é que outras duas empresas pertecentes ao Grupo IMC (Iscar e Tungaloy), proprietária da TaeguTec, já possuem fábricas na cidade. Outro fator preponderante para a opção da multinacional sul-coreana por Vinhedo ocorre em função da localização privilegiada da cidade, que está próxima das principais rodovias do Estado e do Aeroporto Internacional de Viracopos.

A TaeguTec é a terceira multinacional a anunciar investimentos em Vinhedo neste ano. Anteriormente, a fabricante sueca de ônibus e caminhões Scania e a empresa japonesa fabricante de componentes automotivos Omron já haviam confirmados investimentos na cidade.

RAZÃO

A chegada de empresas estrangeiras para Vinhedo é motivada pela Lei de Incentivos da cidade. Entre os principais benefícios concedidos estão isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) pelo período de três anos, e ressarcimento mensal de 40% do valor das quotas do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

Como contrapartida para a concessão desses benefícios, as empresas que se instalam na cidade precisam cumprir alguns requisitos, como admitir, preferencialmente, trabalhadores residentes em Vinhedo, faturar no município toda a produção de sua unidade e licenciar a frota de veículos na cidade.