31/03/16 15h00

Fab Lab em SP

Seleção de startups

A Oxigênio Aceleradora está com inscrições abertas para a nova rodada de seu processo seletivo. Empreendedores de startups têm até 24 de abril para se inscrever e do 2o ciclo de aceleração, que promove a interação com potenciais investidores. Na primeira fase, iniciada em setembro, foram mil projetos cadastrados para participar do programa. "Após o grande número de inscrições e qualidade das empresas cadastradas no primeiro período, estamos otimistas para esse segundo ciclo" afirma Italo Flammia, diretor da Oxigênio Aceleradora.

Empurrão bom

Cada uma das empresas selecionadas receberá um investimento de US$ 50 mil para desenvolver seu negócio, além de R$ 100 mil em smart money, aplicados em investimentos indiretos, em forma de benefícios e recursos para os empreendedores.

Até o fim desta semana, São Paulo terá dez Laboratórios de Fabricação Digital (Fab Lab) públicos em operação, espalhados por todas as regiões da capital paulista, com o objetivo de difundir a produção tecnológica na cidade. Os Fab Labs são espécies de centros de pesquisas, que contam com uma série de equipamentos de última geração como impressoras 3D, plotter de recorte, cortadora a laser ou osciloscópio digital, disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo, com acesso livre e gratuito aos cidadãos. "O objetivo é oferecer ao cidadão a possibilidade de desenvolver ideias e permitir ao pequeno empreendedor espaço para colocar em prática suas criações", diz o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro.

Crowdfunding

A Microsoft fez o pré-lançamento da iniciativa de crowdfunding Coletivo do Esporte, para facilitar a captação de recursos financeiros para projetos esportivos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos jovens por meio do esporte e oferecer uma melhor preparação de esportistas brasileiros para Jogos Olímpicos. A plataforma é inédita e tanto pessoas quanto empresas podem apoiar o esporte nacional com doações e receber benefícios de leis de incentivo. O portal estará disponível a partir do dia 7 de abril.

Diagnóstico de IoT

O BNDES faz uma chamada pública que selecionará propostas para a realização de um amplo estudo técnico de diagnóstico e sugestão de políticas públicas sobre o tema internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). O estudo, realizado a partir de uma parceria entre BNDES e Ministério das Comunicações, será o mais abrangente já realizado no Brasil sobre o tema.