11/08/09 11h15

Exportador paulista prevê vendas externas 7,6% maiores no 2º semestre

DCI

Pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), feita com 78 grandes empresas exportadoras do Estado, mostra que, pela primeira vez neste ano, as projeções para exportações no segundo semestre são de crescimento em relação aos primeiros seis meses de 2009. Os executivos esperam um crescimento de 7,6% nas exportações de produtos industrializados sobre o primeiro semestre, segundo o levantamento "Indicador Fiesp de Perspectivas de Exportação de Produtos Industrializados" de agosto. Em julho, os empresários previam queda de 1,1%.

Se as estimativas dos industriais paulistas estiverem corretas, as exportações na segunda metade do ano vão chegar a US$ 42,119 bilhões. Apesar de 7,6% maiores do que no primeiro semestre do ano, será uma queda de 33% na comparação com o resultado do segundo semestre de 2008, de US$ 63,553 bilhões. No ano passado, as vendas externas subiram 13% no segundo semestre na comparação com o primeiro. "As exportações estão sendo retomadas lentamente e por isso melhoraram as expectativas para o segundo semestre", disse o gerente do Departamento de Economia da Fiesp, André Rebelo.

Apesar da pequena melhora, a pesquisa indica que os empresários esperam que as exportações encerrem o ano com uma queda de 32,2% na comparação com 2008, totalizando US$ 81,260 bilhões, ante US$ 119,775 bilhões no ano passado. Em 2008, as exportações aumentaram 13,3% na comparação com 2007.

Embora a crise tenha provocado queda nas vendas da maior parte dos produtos industrializados, alguns tiveram comportamento oposto. É o caso de açúcar refinado, cujas exportações aumentaram 26,5% no período entre janeiro e agosto em relação ao mesmo período de 2008, e do açúcar bruto, produto semifaturado e que faz parte da pauta de industrializados, cujas exportações subiram 64,3% no período.