04/01/23 11h52

Exportações sorocabanas cresceram 44% em 2022

Total das vendas ao exterior passou de US$ 1,42 bi em 2021 para US$ 2,05 bilhões

Cruzeiro do Sul

As exportações das empresas de Sorocaba tiveram aumento de 44,36% em 2022, em relação ao ano anterior. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), os produtos vendidos para o mercado externo somaram US$ 2,05 bilhões no ano passado, contra US$ 1,42 bilhão em 2021. Conforme do Mdic, os principais produtos exportados pelas empresas sorocabanas foram veículos de passageiros e outros tipos, tratores, máquinas e aparelhos, material elétrico e suas partes, fios e cabos, máquinas e aparelhos para impressão por meio de caracteres tipográficos, molas e folhas de molas, de ferro ou aço, entre outros.

Já os destinos das exportações sorocabanas foram, principalmente, para a América do Sul -- principalmente, países do Mercosul --, América Central e Caribe, América do Norte, Europa e União Europeia, entre outros. Os montantes das exportações de Sorocaba de 2022 e 2021 também foram superiores ao valor de 2020, quando somaram US$ 868 milhões.

Na conversão da moeda norte-americana para o câmbio desta terça-feira (3), com o dólar cotado a R$ 5,45, o total das exportações sorocabanas no ano passado foi de R$ 11,17 bilhões contra R$ 7,73 bilhões em 2021. Em 2020, o valor chegou a R$ 4,7 bilhões.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) de Sorocaba, Paulo Henrique Marcelo, os resultados positivos são decorrentes da confiança depositada pelas empresas em Sorocaba e região. “Muitos empresários passaram a migrar para a nossa região, aquecendo, ainda mais, os mercados local e regional, gerando novos empregos e renda”, disse.

Lembrando ainda que a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), junto com parceiros -- Prefeitura de Sorocaba, Parque Tecnológico de Sorocaba, Inova Sorocaba, Athon Ensino Superior e o Sebrae-SP --, possui o programa “Rompendo Barreiras”, para orientar e impulsionar as exportações das empresas da cidade e região.

Por meio do Ciesp, os empresários interessados podem obter informações sobre o mercado internacional, além de dados sobre os aspectos administrativos, fiscais, financeiros e cambiais. E, ainda, a participação em eventos, palestras, estudos e análises para apoiar os empresários interessados em exportar.

Veículos

Conforme os dados do Mdic, a maior parte das exportações das empresas sorocabanas foi para países da América do Sul, com destaque para os veículos automotivos, tratores, ciclos e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios, que somaram, em 2022, o total de US$ 981.965.119 ou R$ 5,3 bilhões. Especificamente para os países do Mercosul, as exportações dos mesmo tipos de produtos totalizaram, no período, US$ 678.605.001 ou R$ 3,6 bilhões.

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2023/01/707724-exportacoes-sorocabanas-cresceram-44-em-2022.html