29/07/16 14h38

Exportações no Vale chegam a R$ 12,8 bi no primeiro semestre

O Vale

A RMVale exportou R$ 12,8 bilhões no primeiro semestre deste ano, um aumento de 2,7% comparado aos R$ 12,5 bilhões vendidos ao exterior no mesmo período de 2015. Os dados foram divulgados ontem pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Formada por oito cidades, a regional de São José do Ciesp aumentou em 1,1% o volume exportado no período, saltando de R$ 9,2 bilhões para R$ 9,3 bilhões.

O resultado manteve a regional na segunda posição do Estado, atrás apenas de São Paulo, que exportou R$ 13,8 bilhões no ano.

São José reduziu as importações em 35,4% de janeiro a junho deste ano comparado ao mesmo período do ano passado, caindo de R$ 11 bilhões para R$ 7,1 bilhões.

Com isso, o saldo da balança comercial fechou o semestre com resultado positivo de R$ 2,2 bilhões. No ano passado, no mesmo período, o saldo havia sido negativo em R$ 538 milhões.

Aviões e equipamentos espaciais lideram a lista dos produtos mais exportados pela regional de São José, com 62% de participação no valor total. Os principais destinos foram os Estados Unidos (46,1%), a China (11,5%) e o Uruguai (9,8%).

Taubaté. A regional de Taubaté do Ciesp, composta por 28 cidades, reduziu em 8,3% o volume exportado no primeiro semestre, caindo de R$ 2,3 bilhões no ano passado para R$ 2,1 bilhões, em 2016.  O resultado colocou a regional na 13ª posição do Estado.

No mesmo período, Taubaté reduziu as importações em 22,3%, caindo de R$ 6,5 bilhões para R$ 5 bilhões.

Com isso, o saldo da balança comercial das 28 cidades fechou o semestre com resultado negativo de R$ 2,8 bilhões. No ano passado, no mesmo período o saldo havia sido negativo em R$ 1,2 bilhão.

Veículos lideram a lista dos produtos mais vendidos pela regional de Taubaté, com 35% de participação no valor total.

Os principais países foram Argentina (23,8%), México (18,5%) e Holanda (14,8%).

Jacareí. Com três cidades, a regional de Jacareí do Ciesp aumentou as exportações em 50%, saltando de R$ 856 milhões, em 2015, para R$ 1,2 bilhão, neste ano. O resultado colocou a regional na 21ª posição do Estado.

1:

Dados divulgados pelo Ciesp revelam que a balança comercial fechou o semestre com um saldo de R$ 2,2bilhões

2:

Na regional de São José, aviões e equipamentos espaciais lideram vendas; na de Taubaté, os veículos são os principais produtos

3:

Se teve alta de 1,1% nas exportações no primeiro semestre, S. José também amargou queda de 35,4% nas exportações no período.