10/05/23 15h40

Exportações locais sobem 26% entre janeiro e abril de 2023

Com R$ 3,84 bilhões, Sorocaba supera Campinas e fica em 2º lugar entre municípios do mesmo porte

Cruzeiro do Sul

As exportações das empresas de Sorocaba tiveram aumento de 26,47% no primeiro quadrimestre de 2023, na comparação com igual período do ano passado. No total, de janeiro a abril deste ano, foram exportados mais de US$ 774 milhões (R$ 3,84 bilhões) contra US$ 611,7 milhões (R$ 3,04 bilhões) no primeiro quadrimestre de 2022. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e colocam a cidade na 7ª posição no Estado de São Paulo, à frente de cidades maiores, como Campinas (US$ 369 milhões), e na 2ª posição entre os municípios paulistas de mesmo porte.

Segundo o Mdic, o montante das exportações das empresas de Sorocaba corresponde a 3,4% na participação das exportações em todo o Estado de São Paulo, que somou US$ 20,5 bilhões no período.

Além disso, na comparação com as cidades paulistas de porte semelhante, as exportações das empresas da cidade colocam Sorocaba na 2ª posição, perdendo somente para São Bernardo do Campo (US$ 1.248.847.904), no período analisado. Sorocaba ultrapassou as exportações de São José dos Campos (US$ 653 milhões), Santo André (US$ 151 milhões), Ribeirão Preto (US$ 126 milhões) e Osasco (US$ 41 milhões).

Conforme a pasta federal, os principais produtos exportados por Sorocaba no período analisado são veículos / automóveis (54%); partes e acessórios de automóveis (6,8%) e máquinas bulldozzers, angledozers e niveladoras (6,8%). Ainda, de janeiro a abril de 2023, os principais destinos das exportações da cidade foram Argentina (42%), Colômbia (11%) e Chile (7,7%).

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcelo, Sorocaba possui uma concentração valiosa de indústrias montadoras do setor automobilístico, além de suas empresas sistemistas. “Um diferencial importante na cidade é a mão de obra qualificada, oriunda da presença das universidades e da oferta de cursos profissionalizantes. Isso reflete na vinda de novas empresas, com reflexo também nas exportações”, destaca.

JCB espera alta de até 10%

Atualmente, cerca de 30% da produção de máquinas da fábrica da JCB em Sorocaba vai para países latino-americanos, como México e Argentina. A informação é do presidente para a JCB na América Latina, Adriano Merigli, que disse ainda que a empresa exporta para 17 países, com destaque para as retroescavadeiras.

Segundo Merigli, para 2023 é esperado um aumento nas exportações das máquinas produzidas pela JCB em Sorocaba entre 5 e 10%. “As exportações devem ficar no mesmo patamar do ano passado, com um leve crescimento entre 5 a 10% em relação a 2022. Para a Argentina houve queda, mas houve aumento para o México”, destaca.

Líder mundial em vendas de máquinas retroescavadeiras e manipuladores telescópicos Loadall, a JCB é uma das três maiores fabricantes de equipamentos para construção.

Porto seco

O porto seco de Sorocaba, que é administrado pela Aurora Eadi, também confirma aumento nas exportações no último semestre. Segundo a empresa, as principais exportações são de empresas do segmento industrial e automotivo.

Instalado em uma propriedade de 104 mil metros quadrados, o terminal, que fica na rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho), tem fácil acesso às principais rodovias estaduais e também posição privilegiada em relação aos principais aeroportos do Estado de São Paulo, além do Porto de Santos.

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2023/05/714563-exportacao-cresce-26-entre-janeiro-e-abril.html