13/04/18 13h52

Exportações dobram em Catanduva e Japão se torna principal destino

O Regional

As exportações dobraram em Catanduva – É o que aponta o mais recente levantamento da Balança Comercial, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O resultado, de produtos que saíram daqui para outros países, foi de US$ 5,4 milhões em fevereiro de 2017, para US$ 11,3 milhões em fevereiro de 2018.

No acumulado dos dois primeiros meses de 2018 o resultado também é superior, já que chega a US$ 21,4 milhões neste ano, ante os US$ 15,8 milhões no mesmo período de 2017. Até o momento, setembro de 2017 tem o melhor resultado dos últimos meses, com US$ 24,9 milhões, na sequência está agosto US$ 18,3 milhões e em terceiro julho (US$17,5 milhões).

O principal destino dos produtos da Cidade Feitiço foi o Japão, que no acumulado do ano, ficou com 24% do total, seguido da Itália (13,8%) e da Argentina (11,3%). Entre os produtos mais procurados pelos países do exterior estão os extratos e essências de café (62%), seguidos do óleo de amendoim (15%) e dos açúcares de cana (10,9%).

Como reflexo das exportações em alta, as importações tiveram queda em Catanduva. Foram de US$ 928 mil em fevereiro de 2017, para US$ 474 mil em fevereiro deste ano. Apesar de significativo, o resultado não é menor do que o de janeiro em que chegou a US$ 278 mil gastos com produtos de outros países. O maior investimento nos últimos meses foi o visto em março em que chegou a US$ 1,8 milhão.

O país que as empresas catanduvenses mais recorreram foi a China (42,7%), seguido da Itália (29,6%) e da Alemanha (9,1%). Entre os produtos importados estão os aparelhos de iluminação (19%), fios, cabos e condutores (15%) e lâmpadas e tubos elétricos (13%).

Recorde no acumulado de 2018

Dados divulgados nesta semana, a nível nacional, mostram que as exportações chegaram a US$ 20,1 bilhões no mês passado. O que corresponde a um aumento de 9,6% no comparativo com o mesmo período de 2017. Já as importações somaram US$ 13,8 bilhões, alta de 16,9% no comparativo do mesmo período do ano passado.

Com o resultado, o acumulado de 2018 bateu recorde de vendas externas. De janeiro a março, as exportações chegaram a US$ 54,4 bilhões, aumento de 11,3%, pela média diária. As importações ficaram em US$ 40,4 bilhões, 15,8% a mais, no comparativo com o mesmo período do ano passado (US$ 36 bilhões). De janeiro a março, a corrente de comércio, de US$ 94,7 bilhões, representou aumento de 13,2% sobre o mesmo período do ano anterior. O saldo comercial acumulou superávit de US$ 13,9 bilhões, valor 3,1% inferior ao alcançado em igual período de 2017, US$ 14,4 bilhões.

O secretário de Comércio Exterior do MDIC, Abrão Neto, destaca que o desempenho na balança no primeiro trimestre mostra um resultado positivo da economia. “Tivemos uma série de cinco trimestres consecutivos de crescimento. Março foi o oitavo mês seguido de aumento das importações de bens de capital, o que significa um interesse e uma disposição maior com investimentos produtivos no Brasil”, explicou. A previsão é que, em 2018, a balança comercial brasileira tenha um superávit comercial de US$ 50 bilhões.