27/03/13 11h40

Exportações disparam em Araraquara

Prefeitura de Araraquara

Saldo da balança comercial de Araraquara é o segundo maior do Estado

As exportações do município de Araraquara nos dois primeiros meses deste ano tiveram um crescimento de 50,8% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Com isso, a cidade pulou do décimo primeiro para o sexto lugar no ranking estadual de exportações, apesar de ser apenas a 25ª cidade mais populosa. No País, a cidade é a 25º que mais exporta.

Os dados são mais relevantes porque, em 2012, Araraquara bateu recorde histórico nas vendas para o exterior, com US$ 1.115.130.245.

Para o prefeito Marcelo Barbieri “o bom ritmo das exportações acaba refletindo no emprego da indústria, comércio e serviços, além de colocar Araraquara entre as principais cidades do Estado e do País, fortalecendo ainda mais sua vocação logística”.

Na pauta de produtos exportados, verifica-se o aumento das vendas do suco de laranja e outros produtos derivados e produtos como soja, carnes congeladas, creme de leite, produtos têxteis e bens de capital.

Os principais destinos dos produtos de Araraquara também apresentaram crescimento no período: Europa e Estados Unidos aumentaram as compras em 52,72% e 59,29%, respectivamente. Já continua comprando cada vez mais e apresentou um substancioso crescimento de 247%.

Outros mercados de destaque foram: Chile, com 712%, Índia (149%), França (376%), Taiwan (302%), Equador (469%), Vietnã (444%), Catar (146%), Bahrein (268%) e Espanha (179%).

O crescimento é resultado da recente vinda de empresas exportadoras para Araraquara, como a Brado Logística, Big Dutchman, entre outras.

Saldo
Ao contrário das exportações, as importações no mesmo período apresentaram queda de 77%. Isso porque, no ano passado, as importações foram alavancadas com a compra de equipamentos suecos utilizados na subestação Araraquara 2.

Com isso, o saldo entre exportações e importações foi de US$ 218.857.309, o segundo mais alto do Estado, ficando atrás apenas de Santos.

Para a diretora do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Araraquara, Eneida Miranda de Toledo, os dados representam uma retomada da demanda do mercado internacional.

“Após três anos em uma situação difícil, o mercado externo começa a se recuperar mesmo com o dólar não estando nos níveis desejados. Esse dado é mais importante porque o mercado interno, que contribuiu para o crescimento econômico do País nos últimos anos, estava dando sinais de estagnação”, afirma.

Eneida também ressalta a diversidade industrial de Araraquara para o bom desempenho nas vendas externas. “Quando um setor vai mal, compensa-se com o bom desempenho de outros setores. O bom resultado das exportações significa geração de emprego e renda e movimentação de toda cadeia produtiva no município”.