11/05/16 14h16

Exportações de Rio Preto crescem 14,87% em abril

Diário da Região

O dólar em alta parece ter surtido efeito nas exportações em Rio Preto. Apesar dos números ainda não serem tão significativos como há alguns anos, os resultados dos primeiros quatro meses de 2016 já são superiores aos registrados em 2015 no mesmo período. Entre janeiro e abril, as exportações chegaram a US$ 4,634 milhões, contra US$ 4,588 milhões do ano passado, uma alta de 1,02%. Os números são da Secretaria de Comércio Exterior e do Ministério do Desenvolvimento.

Junto ao dólar em alta, o mercado interno desaquecido tem desempenhado papel fundamental na decisão de empresários pela exportação, afirma o despachante aduaneiro da Caribbean Express, Paulo Narcizo. “As exportações estão começando a reagir. O dólar tem sido um grande incentivo aliado à queda no mercado interno devido à situação indefinida da política brasileira. É necessário buscar o mercado externo para que as empresas continuem trabalhando ou caso contrário irão fechar as portas. E sabemos que o recomeço é muito caro e demorado.”

Isso tem levado empresas que nunca exportaram a se voltarem para o comércio exterior e a entenderem a importância para o desenvolvimento de seu negócio, diz Yvanna Garcia, tecnóloga em comércio exterior e diretora da Multiways Despacho Aduaneiro. “Várias empresas passaram a considerar o investimento em comércio exterior, inclusive contratando pessoal, participando de feiras, etc. O segmento deixou de ser visto só como uma válvula de escape para momentos de mercado interno desaquecido.”

Neste ano, as exportações cresceram em todos os meses na comparação com o mês imediatamente anterior. Em abril, o montante comercializado chegou a US$ 1,444 milhão, 14,87% a mais que o registrado em março (US$ 1,257 milhão), que já havia sido 12,28% superior ao total de fevereiro (US$ 1,120 milhão), quando houve uma alta de 37,95% na comparação com janeiro (US$ 812 mil).

Apesar de parecer pouco, é motivo para comemoração. “É um crescimento bem modesto, ainda não é um avanço, considerando que nos anos anteriores a região exportou muito pouco – salvo raras exceções de empresas específicas -, mas, para um cenário econômico e político tão instável quanto o que estamos atravessando, qualquer número que não seja negativo tem que ser comemorado”, avalia Yvanna.

Importações

Os mesmos fatores que contribuem positivamente para as exportações acabam influenciado negativamente as importações. Todos os quatro meses deste ano tiveram desempenhos inferiores aos registrados nos mesmos meses de 2015. No acumulado de janeiro a abril, Rio Preto comprou US$ 20,887 milhões, 22,84% a menos que no mesmo período de 2015.

Só em abril, as importações chegaram a US$ 5,917 milhões, uma redução de 2,10% na comparação com abril do ano passado. “Essa queda é influenciada por uma série de fatores, como dólar alto, aumento de preços no mercado internacional, aumento de impostos no Brasil e falta de capital de giro das empresas brasileiras”, afirma Yvanna.