03/03/23 11h44

Exportações da região de Sorocaba subiram 4,4% em janeiro

Jornal Cruzeiro do Sul

Mantendo uma sequência positiva nos resultados, a região de Sorocaba apresentou crescimento de US$ 9,3 milhões (4,4%) nas exportações em janeiro de 2023, em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram US$ 220,5 milhões em janeiro deste ano, ante US$ 211,2 milhões, em janeiro de 2022. Os dados são do estudo feito pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que engloba 42 regionais no Estado de São Paulo, incluindo a Regional de Sorocaba que compreende 48 cidades da região.

O montante exportado coloca a região em 7º lugar no ranking estadual de exportações, à frente de outras regiões paulistas de destaque, como: São José do Rio Preto (US$ 216,5 milhões), Jundiaí (US$ 205,8 milhões), Guarulhos (US$ 196,5 milhões), Santos (US$ 174,4 milhões), Bauru (US$ 174,1 milhões), Araçatuba (US$ 147,8 milhões), Indaiatuba (US$ 129,5 milhões) e Araraquara (US$ 128,7 milhões).

As importações, por sua vez, somaram US$ 344,6 milhões em janeiro, o que significa uma queda de 2,2% frente ao mesmo mês do ano passado. Entre os produtos importados se destacam máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (32,6%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (17,7%) e produtos químicos orgânicos (15,3%).

Os principais produtos exportados pela região de Sorocaba foram automóveis e tratores (36,9%), máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (25%) e produtos químicos inorgânicos (6,3%). No período analisado, os principais destinos das exportações foram Argentina (27,8%), Estados Unidos (11,4%) e Colômbia (7%). Já as importações tiveram como origens China (20,8%), Japão (14,7%) e Alemanha (9,5%).

O prefeito Rodrigo Manga atribui os bons resultados à resposta positiva dos empresários ao “clima favorável” vivenciado em Sorocaba e demais municípios da região. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo, a cidade “tem sido modelo, com seus programas de incentivos fiscais, que desburocratizam e auxiliam nas atividades empresariais”. Já

Segundo o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, destaca “a diversidade da nossa indústria, aliada ao trabalho desenvolvido pelas entidades de classe, em parceria com a Prefeitura. (Da Redação, com informações da Secom)

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2023/03/710899-exportacoes-da-regiao-subiram-44-em-janeiro.html