12/09/16 14h53

Exportação é a estratégia de empresas para driblar crise

Sebrae

O Programa Abrava Exporta apoiado pela Apex-Brasil desde 2004, movimentou US$ 27,5 milhões em expectativa de negócios para 20 empresas em uma rodada de negócios e quatro feiras, realizadas entre setembro de 2015 e agosto de 2016 em países como Brasil, Estados Unidos, Peru, Chile e Panamá. O Programa é uma iniciativa da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O crescimento das exportações das empresas em 2015 foi de 191,2% em relação a 2014.

As empresas participantes do Programa Abrava Exporta exportam para cerca de 60 mercados internacionais, representando 46,3% de participação das exportações do setor HVAC-R, com um valor médio mensal exportado por empresa da ordem de US$ Fob 1.256.017 milhão. O total exportado pelas empresas do Programa em 2015 foi da ordem de US$ Fob 326.093.238 milhões, segundo dados da Apex-Brasil.

Só na Rodada Internacional de Negócios, realizada em setembro em São Paulo durante a FEBRAVA - Feira Internacional de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento e Tratamento de Ar - promoveu 132 reuniões entre 11 empresas vindas de países como Chile, México, Colômbia, Peru e Uruguai com empresas brasileiras.

Já as feiras contaram com uma média de 8 empresas participantes em cada edição e foram responsáveis por mais de 2.300 contatos realizados.

Outro benefício gerado às empresas participantes foi a abertura de distribuidores nos países onde foram realizadas as feiras de negócios.

Segundo a gestora do Programa Abrava Exporta, Leila Vasconcellos, "as ações desenvolvidas em feiras no exterior e a participação das empresas brasileiras do setor em muito contribuem para o conhecimento dos mercados internacionais, e ainda, para despertar o interesse dos distribuidores nos produtos apresentados".