06/04/18 11h33

Exportação do trimestre sobe 13% em Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul

As exportações de Sorocaba seguem em tendência de alta neste início de ano, gerando um aumento da produção nas indústrias locais. Em março foram US$ 120,7 milhões, 11,16% a mais em relação ao mês anterior e crescimento de 2,82% na comparação com março de 2017.

O acumulado do ano (1º trimestre) chega a US$ 313,1 milhões, 13,27% maior que o do primeiro trimestre de 2017. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), que apontam ainda alta de 11,35% nas importações em março -- em relação a fevereiro -- totalizando US$ 197 milhões. Com isso, a balança comercial de Sorocaba é deficitária em US$ 76,3 milhões, condição usual no município devido a sua característica industrial, de importar insumos e componentes para depois vender a produção ao mercado interno ou externo.

O economista e professor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba e da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Adilson Rocha, avalia que os aumentos nas exportações sinalizam maior demanda do mercado, e com isso movimentação da economia local. "Uma vez que a cidade aumenta a exportação significa que a produção está aumentando", diz. Ou seja, para vender mais (exportar) é preciso produzir mais.

Rocha lembra que, de uma forma geral, o Brasil tem expectativa de neste ano ter uma balança comercial satisfatória. Segundo o Mdic, no mês passado as exportações no Brasil somaram US$ 20,089 bilhões, alta de 9,6% em relação a março de 2017. "Se você colocar que o cenário brasileiro está otimista, Sorocaba acaba tendo também essa tendência", afirma.

Para o economista, as exportações devem seguir em alta em Sorocaba, ainda que moderada, assim como no País. Ele aponta que o cenário econômico brasileiro tem dado sinais positivos, como a queda inflação e outros indicadores macroeconômicos, e que mesmo a iminente mudança do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (que deve deixar o cargo devido a aspirações eleitorais), não teve grande impacto na economia. Rocha alerta, contudo, que as turbulências políticas continuam como grande risco para a economia do Brasil.

Segmentos

A indústria automotiva e os países latino-americanos são os grandes movimentadores das exportações sorocabanas. A venda de veículos representou, neste primeiro trimestre, 29,42% das exportações de Sorocaba, seguida da comercialização de máquinas e aparelhos agrícolas (12,56%) e partes e acessórios dos veículos (11,28%).

Os maiores compradores de Sorocaba foram a Argentina (49%), Estados Unidos (7,19%), Alemanha (6,44%), Peru (5,86%) e Chile (4,65%).

Com o resultado de março, a média de exportações de Sorocaba em 2018 é de US$ 104,3 milhões. Ainda é mais baixa que a média mensal de 2014, que foi de US$ 112,3 milhões. Em 2015 foi de US$ 106,6 milhões, em 2016 de US$ 104,9 milhões e em 2017, US$ 111,6 milhões.