02/08/10 16h41

Exportação de orgânico alcança US$ 12 milhões

Valor Econômico – 02/08/10

O Projeto Organics Brasil, que divulga 74 empresas brasileiras exportadoras de produtos orgânicos em feiras internacionais e eventos do setor, fechou o primeiro semestre com US$ 12 milhões em negócios. Segundo os organizadores do projeto, a expectativa é de uma continuidade no aumento da demanda. O projeto negociou o equivalente a US$ 29 milhões em 2008, com a participação de 27 empresas, e US$ 36 milhões em 2009, com o salto para 74 empresas.

Anualmente, o setor de orgânicos movimenta no Brasil cerca de US$ 250 milhões. "Mas não é um número preciso porque ainda não há estatística oficial dessa movimentação", ressalta Ming Liu, gerente do Organics Brasil. No segundo semestre, as empresas brasileiras participarão das três maiores feiras do setor - a Biofach Japão e a Biofach América, em Boston e em São Paulo - com boas chances de negócios.

O projeto Organics Brasil surgiu para promover os produtos orgânicos brasileiros no mercado externo, reunindo empresas e produtores em torno de uma marca única, que atenda os padrões de adequação socioambiental. O projeto é resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).