Exportação de carne de frango ganha força
Valor EconômicoAs exportações de carne de frango do país totalizaram 393,8 mil toneladas e renderam US$ 612,8 milhões em maio, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/Mdic) compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em relação ao mesmo mês do ano passado, o volume dos embarques - que incluem produtos in natura, embutidos e carnes salgadas e industrializadas - aumentou 19,6% e a receita, 4,9%.
Apesar desse crescimento inferior da receita, provocado pelos menores preços médios das vendas, a entidade mostrou otimismo com o comportamento do mercado externo, que dá sinais de maior sustentação.
"A curva de preço médio do setor voltou a apresentar um movimento ascendente em maio, graças ao bom fluxo da demanda internacional. Essa demanda também tem equilibrado a situação do mercado interno, que enfrenta os impactos da desaceleração econômica registrada neste ano. Apesar dos bons resultados, o setor ainda sofre impactos dos aumentos do preço do milho e, mais recentemente, do farelo da soja", afirma Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA, em comunicado.
"Novamente a China se mostrou um dos grandes destaques do ano, com volumes de exportação superiores a 50 mil toneladas no mês. Outros mercados como a Arábia Saudita, Hong Kong, Rússia, Emirados Árabes Unidos e México apresentaram forte elevação, o que justifica a expressiva alta mensal", diz Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA, no mesmo comunicado.
Com os resultados de maio, as exportações alcançaram 1,9 milhão de toneladas nos cinco primeiros meses deste ano, 16,3% mais que em igual intervalo de 2015. Mas a receita caiu 0,7% na comparação, para US$ 2,7 bilhões.