05/01/18 13h49

Exportação de calçados termina 2017 com alta de 9,3% em receita

Folha de São Paulo

A exportação de calçados brasileiros cresceu 9,3% em receita em 2017, segundo a Abicalçados, associação que representa a indústria. Foram comercializados US$ 1,09 bilhão (R$ 3,52 bilhões).

A variação do volume vendido para outros países, no entanto, ficou aquém disso: teve alta de 1,2%, com 127,1 milhões de pares embarcados.

Os resultados demonstram uma leve melhora do setor em relação a 2016, mas também um aumento indesejado dos preços, afirma Heitor Klein, presidente da entidade.

"A diferença [entre as variações de volume e faturamento] ocorreu por causa do encarecimento do sapato brasileiro", diz ele.

"Não houve uma maior qualificação do produto, mas sim questões internas, como a desvalorização do real, que diminuíram a nossa competitividade."

A Abicalçados ainda não finalizou suas projeções para 2018, mas prevê estabilidade nos volumes exportados e pequena elevação nos valores, segundo o executivo.

"É preciso, no entanto, ter cautela com previsões. Tínhamos uma visão bem mais pessimista para o desempenho do ano passado."