Expo Gengibre movimenta comércio e turismo em Tapiraí
Município da RMS é responsável por 30% do gengibre produzido no Brasil
Cruzeiro do SulTapiraí, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), é conhecida como a terra do gengibre. São cerca de 45 produtores no município e uma área plantada de 115 hectares, que resulta em uma produtividade média de 25 toneladas por hectare. De acordo com a Prefeitura de Tapiraí, os números representam 60% da produção do Estado de São Paulo, 30% da produção nacional e 30% do total exportado.
O potencial da terra do gengibre será mostrado na 19ª Expo Gengibre que acontece de 5 a 8 de julho. Simultaneamente, serão realizadas a 39ª Feira Agrícola e a 3ª Feira Nacional do Gengibre (Fenagen). No recinto de festas haverá praça de alimentação, com comidas típicas à base de gengibre, e atrações culturais com shows gratuitos.
A Expo Gengibre é promovida pela Prefeitura de Tapiraí com apoio do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens. De acordo com a administração municipal, o evento gera lucro e movimenta economicamente a cidade. “Durante a Expo todo mundo ganha, tanto quem participa do evento como o comércio da cidade, pois recebemos telefonemas de muitos turistas confirmando que se hospedarão no município, bem como relatos dos comerciantes informando que as vendas estão aquecidas devido à compra para os preparativos da tão aguardada festa”, informou a comissão organizadora do evento.
A Expo Gengibre terá shows que começam na sexta-feira (5), com Inimigos da HP; sábado (6), com Raimundos; domingo (7), com MC Jacaré; e na segunda-feira (8), a atração fica por conta da dupla Bruno e Barreto. Atrações regionais completarão a grade das apresentações. Nos dias 6 e 7, a festa tem início às 10h com atrações culturais e exposição aberta ao público.
O encontro da cultura do gengibre de Tapiraí acontecerá sábado (6) no recinto de festas, na praça de eventos “Matheus Ricciardi”, com início às 9h.
O circuito de palestras tem parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Núcleo Peiex de Sorocaba e Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico de Tapiraí. A Fenagen é uma realização da Prefeitura, Sindicato Rural de Tapiraí, Cati, IAC e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Produção
Os irmãos João Vitor Tavares Bento e Denis Alberto Carlos Vieira trabalham com a produção de gengibre há mais de 14 anos. “Nós produzimos o equivalente à colheita de 14 mil caixas de gengibre por ano, e junho, devido ao clima, é o mês que mais vendemos gengibre. Nosso gengibre é comercializado na Ceagesp São Paulo e também na de Sorocaba”, descreve João Vitor.
O produtor Hélio Tiago de Oliveira também cultiva gengibre no município e produz em média 40 toneladas por ano que são vendidas a indústrias e também na Ceagesp. O trabalho é realizado em família há mais de 10 anos. “Aprendi trabalhando na roça dos japoneses que trouxeram o gengibre para nossa cidade”, contou Hélio à reportagem.
O gengibre é uma planta originária da Ásia e amplamente utilizada na culinária.