15/08/10 13h59

Expectativa para exportação é a melhor em três anos

O Estado de S. Paulo – 15/08/10

As expectativas para as exportações no segundo semestre de 2010 são as melhores dos últimos três anos. Do total de 440 empresas pesquisadas pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 43% preveem aumento nas vendas externas. Para outras 40%, haverá estabilidade, enquanto 18% falam em queda. A Semikron, única fabricante de semicondutores de potência (base para fabricação de componentes eletrônicos) no País, faz parte do grupo de otimistas. Com fábrica em Carapicuíba, na Grande São Paulo, a empresa normalmente exporta 60% de tudo que produz. No entanto, com a retração dos mercados mundiais, essa participação havia caído para 40%.

"Agora está voltando ao normal", diz o gerente administrativo-financeiro da Semikron, Paulo Lagazzi. "Os mercados europeus, que são nossos principais clientes voltaram a comprar forte, principalmente a Alemanha." Tanto que o faturamento da empresa deu um salto. A previsão inicia era de fechar o ano com aumento de15% nas vendas totais. Mas esse número já foi revisto para 45%. A empresa deverá faturar R$ 80 milhões (US$ 45,7 milhões) em 2010, ante R$ 55 milhões (US$ 27,9 milhões) no ano passado. Para reforçar a produção, foram 110 novas contratações desde o início do ano. Hoje, a Semikron emprega 480 pessoas. "Temos planos de contratar mais no segundo semestre. Não tanto quanto no primeiro, mas vamos, ao menos, chegar a 500 empregados", diz Lagazzi.

Mas é no mercado interno que a indústria aposta suas fichas. Das empresas pesquisadas, 67% esperam aumento das vendas domésticas no segundo semestre. Só 10% preveem queda. Embalada pela novas regras para o controle de ponto eletrônico no País, a Dimep Sistemas de Acesso, Segurança e Ponto deverá ter crescimento de 50% nas vendas este ano. Sem incluir os novos equipamentos exigidos pelo Ministério do Trabalho, o aumento de vendas será de 12%. "A economia em geral está bastante aquecida", diz Dimas de Melo Pimenta III, vice-presidente da Dimep.

Só no segundo trimestre do ano, a empresa contratou mais 100 pessoas para dar conta do aumento das vendas. "Hoje, estamos com 650 empregados e planejamos contratar mais 60 até o fim do ano", conta o executivo. Além das contratações, a Dimep investiu R$ 2 milhões (US$ 1,1 milhão) em máquinas e equipamentos. Com isso, a capacidade de produção será ampliada em 20% a partir do mês que vem. "Estamos trabalhando em três turnos, 24 horas por dia, desde maio."