27/07/09 10h35

Expectativa do varejo para Dia dos Pais é a melhor deste ano

DCI

Os empresários estão mais otimistas para o Dia dos Pais. Segundo pesquisa do Serasa, 41% dos executivos entrevistados esperam aumento do faturamento neste Dia dos Pais e outros 41% aguardam estabilidade, o que, apesar do equilíbrio, já é o maior percentual do ano de empresários acreditando em elevação do faturamento numa data comemorativa do comércio. Apenas 18% esperam queda de seu faturamento na comparação Dia dos Pais 2009/2008, lembrando que nessa data em 2008 a crise ainda não havia chegado à economia brasileira.

O estudo ainda aponta que neste ano a data está melhor que o Dia das Mães. As maiores empresas do varejo são as mais otimistas para a data, com 54% de seus empresários aguardando expansão do faturamento, 37% respondem por estabilidade e 9% pela queda. Já o pequeno varejo é mais conservador, 38% apostam em crescimento, 43% em estabilidade e 19% em queda de seu faturamento em comparação com 2008.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) também está vendo a data positivamente e espera que as vendas do comércio tenham alta entre 5% a 7% no período. Porém, a expectativa é de que os itens mais vendidos neste Dia dos Pais deverão ser produtos de valor agregado mais baixo. Para Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL, a melhora da economia já está sendo sentida: "O Brasil inteiro vai experimentar a melhora. Mas ela será sentida de forma distinta por regiões, com maior crescimento no volume de vendas para as Regiões Norte e Nordeste, e um pouco menos no Sul e no Sudeste", afirma o empresário.

A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) divulgou seu Índice de Preços no Varejo (IPV), que passou de 0,25% em maio para 0,10% em junho. Esta é a quarta elevação consecutiva do indicador que acumula, no primeiro semestre do ano, alta de 0,42%. Já no acumulado em 12 meses, o índice atinge incremento de 1,65%. Dos 21 grupos analisados pelo IPV, 14 registraram preços mais altos, com destaque para o setor de supermercados.