24/04/12 13h40

Expansão de Taubaté atrai investimentos da Alston, Ford e Volks e fomenta a criação de mais postos de trabalho

AgoraVale.com.br

Confirmando o crescimento de Taubaté, grandes empresas como a Alston, Ford e Volks anunciaram novos investimentos na cidade.

No início do mês de março a Alston realizou o lançamento da Pedra Fundamental do Centro Global de Tecnologia no Brasil, com foco em turbinas Kaplan. A empresa irá investir cerca de 6 milhões de Euros.

A Volks deixou de construir uma nova fábrica no Nordeste e optou pela ampliação da fábrica de Taubaté que, até 2016, se tornará a maior unidade da Volkswagen na América Latina, com um volume de produção de 1.900 carros por dia. Segundo estimativas da própria Volkswagen, os investimentos gerarão cerca de 8 mil empregos – sendo mil diretos e 7 mil indiretos.

E a Ford não ficou atrás, fomentando o aumento da capacidade de produção para 500 mil motores da linha Sigma e ampliação da linha de transmissões para 520 mil unidades anuais.

Atraídas pelo mercado em expansão de Taubaté, além dos novos investimentos de empresas já instaladas na cidade, outras 108 novas indústrias apostaram em Taubaté, fomentando a geração de mais de 14 mil novos postos de trabalho e colocando Taubaté na liderança da região em empregos com carteira assinada (dados CAGED).
A instalação do novo shopping, localizado às margens da Dutra, com previsão de iniciar suas atividades até o final de 2012, prevê também a geração de 3 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

Taubaté está cada vez mais atrativa para os investidores, apresentando números recordes que estão levando a cidade ao destaque no mundo empresarial, como PIB de R$ 6,8 bilhões, crescimento do comércio em 75% e 53,1% nas exportações, atingindo o 37º lugar no ranking nacional, a frente de 20 capitais (dados CIESP 2010).

Além disso, em 2011, Taubaté como foi apontada pela Revista Veja como um dos 20 municípios brasileiros que estão preparados para se transformarem em “Metrópoles do Futuro”, e de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), a cidade é apontada como a 9ª cidade mais desenvolvida do Brasil e a primeira da região.