Expansão da Hyundai para fabricação do Creta contou com o apoio da Investe SP
Empresa realiza novos investimentos na fábrica de Piracicaba para produção do SUV Hyundai Creta e aposta na retomada do setor
Investe São PauloA unidade da Hyundai Motor Brasil (HMB) que fabricava exclusivamente os modelos da série HB20 começou a produzir, recentemente, o novo veículo SUV da marca, o Hyundai Creta. As vendas são fruto de um investimento adicional de US$ 130 milhões na ampliação da fábrica de veículos automotivos em Piracicaba.
O projeto de investimento recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportação que atende a Hyundai desde o início das negociações para a instalação da sede da planta no Brasil. Ricardo Martins, diretor da Hyundai Motor Brasil salienta: “Graças ao suporte técnico e governamental da Investe SP, a Hyundai conseguiu aprovar estes novos investimentos em tempo recorde”.
Os US$ 130 milhões foram utilizados para a adequação da linha de produção, possibilitando a montagem do HB20 e do Hyundai Creta na mesma linha.
“Os investimentos da Hyundai mostram que o setor automotivo vai deve retomar o seu crescimento a partir de 2017. Só na Investe SP, devemos anunciar, até o final do ano, os investimentos de mais dois clientes que ainda estão sob acordo de confidencialidade”, comentou o diretor da Agência, Ermínio Lucci. Esses dois novos projetos devem somar, ao todo, R$ 1,7 bilhões e cerca de 800 empregos.
Ele lembra que, com expansão, o número de projetos da HMB apoiados pela agência chega a quatro. O mais recente, anunciado em 2015, foi o do primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa no hemisfério sul, que deve entrar em operações em breve e envolveu aporte de US$ 25 milhões.
O laboratório tem o objetivo de trabalhar as especificidades do motor bicombustível utilizado no Brasil, que hoje é importado para os veículos da Hyundai em Piracicaba. Assim, quando pronta, a estrutura contará com laboratórios para teste de desempenho e durabilidade de motores, redução de emissões e melhoria da eficiência energética e da partida de motores em baixas temperaturas, crítico para combustíveis como o etanol.
Além do apoio na instalação da unidade produtiva básica e no laboratório, a Investe SP também auxiliou a Hyundai no processo de implementação do maquinário necessário para o estampamento de portas, paralâmas e capôs do HB20.
Em Piracicaba há seis anos, a Hyundai e seus fornecedores na cidade geraram cerca de 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos em outras regiões.
Relembre a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do centro de P&D da Hyundai aqui.
Sobre a Hyundai Motor Brasil
A Hyundai Motor Brasil está presente no País desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP), com investimento de US$ 700 milhões. Com capacidade produtiva de até 180 mil carros por ano, operando em três turnos, a montadora conta com 2,7 mil colaboradores e é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos desenvolvida especialmente para o consumidor brasileiro, composta pelo HB20, HB20X, HB20S e HB20 R spec. Em 2017, inicia a produção nacional do SUV compacto Hyundai Creta em versão exclusiva para o Brasil, com aporte adicional de US$ 130 milhões. A Hyundai fechou 2016 entre as quatro maiores em vendas de automóveis no Brasil, modificando, pela primeira vez em 40 anos, a composição das chamadas “Big 4”, grupo que reunia, desde 1976, as mesmas quatro empresas. Para saber mais sobre a Hyundai Motor Brasil e seus produtos, acesse: www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: www.facebook.com/hyundaibr. Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 770 3355.
Sobre a Hyundai Motor Company
Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está comprometida em tornar-se um parceiro automotivo por toda a vida e muito mais. A empresa integra o Hyundai Motor Group, um grupo inovador, capaz de movimentar riquezas que vão desde o aço bruto até os veículos acabados. A Hyundai Motor tem oito unidades fabris e sete centros técnicos e de design ao redor do mundo e em 2015 comercializou 4,96 milhões de veículos globalmente. Com mais de 110 mil funcionários no mundo todo, a Hyundai Motor continua aprimorando o seu portfólio de produtos com modelos criados com exclusividade para cada mercado e está empenhada em consolidar soluções em tecnologias verdes, a começar pela produção em escala do primeiro veículo movido a hidrogênio, o ix35 Fuel Cell, e o IONIQ, primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização. Mais informações sobre a Hyundai Motor e seus produtos podem ser encontradas no www.hyundai.com ou http://www.hyundaiglobalnews.com.