21/01/10 10h53

Expansão consome mais de US$ 8,72 bilhões

Valor Econômico

As grandes varejistas vão despejar mais de R$ 15 bilhões (US$ 8,72 bilhões) no país nos próximos três a quatro anos. Apenas o Grupo Pão de Açúcar, Walmart e Lojas Americanas devem abrir cerca de 300 lojas neste ano, o que deve levar a um recorde na expansão da área total de vendas no varejo brasileiro. As redes de shopping centers já sentem a forte demanda por espaço e também estão retomando a construção de vários novos empreendimentos. A taxa de vacância nos 35 shoppings da BR Malls foi a menor da história da empresa no quarto trimestre, de apenas 2,1%, o que praticamente representa a máxima ocupação.

Os consumidores estão propensos a abrir a carteira. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Federação do Comércio (Fecomercio) de São Paulo, está em um patamar nunca antes alcançado, chegando em janeiro a 158,7 pontos. Acima de 100 pontos, o ICC é considerado "otimista". "Será um ano excelente para o varejo", diz Enéas Pestana, vice-presidente executivo e de operações do Grupo Pão de Açúcar. A combinação de pelo menos três fatores indica que o céu será de brigadeiro para as varejistas em 2010: eleições presidenciais, Copa do Mundo e a reação do mercado imobiliário.

O Pão de Açúcar vai investir R$ 5 bilhões (US$ 2,9 bilhões) em 2010, 2011 e 2012, o que deve gerar a criação de 100 mil empregos nesse período. O valor não inclui aquisições e também não considera a operação de varejo de eletroeletrônicos, recém-criada com a aquisição do Ponto Frio e da Casas Bahia.

O presidente do Walmart no Brasil, Héctor Núñez, já havia anunciado, em dezembro, um plano de investimento entre R$ 2 bilhões (US$ 1,16 bilhão) e R$ 2,2 bilhões (US$ 1,28 bilhão) em 2010. O valor é o maior aporte de capital no Brasil desde que a empresa americana chegou ao país, há 14 anos, e 40% superior ao total investido em 2009, de R$ 1,6 bilhão (US$ 812,2 milhões).

Logo após os sinais de que a crise havia desaparecido do horizonte, em meados de 2009, a Lojas Americanas anunciou um forte programa de investimentos. A rede, que vende de bombons e lingeries a eletrodomésticos, investirá R$ 1 bilhão (US$ 581,4 milhões) entre 2010 e 2013. O Carrefour informou ontem que vai investir R$ 2,5 bilhões (US$ 1,45 bilhão) entre 2010 e 2012.