24/03/11 18h22

Executivos da Suécia visitam a Investe São Paulo e conhecem potencial do Estado

Representantes de instituições financeiras conhecem oportunidades de investimento no Estado e projetos paulistas de desenvolvimento

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, apresentou oportunidades de investimento no Estado a 25 suecos, representantes de fundos de investimentos e bancos do país nórdico. Os temas destacados por Almeida durante a palestra foram as oportunidades de investimento na exploração de petróleo e gás no litoral paulista e as vantagens competitivas de São Paulo frente a outros estados, tais como, mercado consumidor, mão de obra e comprometimento socioambiental.

O assessor especial para assuntos internacionais do Palácio do Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Tavares, destacou que a maior parte das grandes empresas suecas estão no Brasil e que São Paulo é o maior polo industrial sueco fora da Suécia.

Entre os temas debatidos pelo presidente da agência paulista com os executivos suecos, estava o acesso de pequenas e médias empresas a financiamentos bancários. Almeida disse que no mercado brasileiro os financiamentos ainda têm juros elevados, contudo, a política de São Paulo visa facilitar o acesso ao crédito bancário. Citou a agência de fomento Nossa Caixa Desenvolvimento como exemplo. Criada pelo governo estadual para incentivar o investimento em inovação e o desenvolvimento sustentável, ela possui atualmente R$ 600 milhões disponíveis para financiamento de pequenas e médias empresas.

Sendo a inovação um dos grandes destaques da indústria sueca, o chefe de relações institucionais do Nordea Bank AB, Torgny Krook, quis saber o que São Paulo tem feito na área de pesquisa e desenvolvimento. O presidente da Investe São Paulo, explicou que o Estado paulista é o que mais investe em pesquisa no Brasil, e possui três das melhores universidades brasileiras. Além disso, o governo criou o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que facilita a integração entre as empresas e os institutos de pesquisa  acelerando, deste modo, o ritmo da inovação da indústria paulista.

Almeida encerrou o encontro mostrando que o Estado de São Paulo conhece seus pontos fortes e fracos, e que já está trabalhando para oferecer um ambiente cada vez melhor para os investidores estrangeiros. “Existem pontos que precisamos melhorar, e nós sabemos quais são esses pontos, mas temos energia, terra, água, clima favorável e um grande mercado consumidor. Estamos prontos para receber mais investimentos suecos em São Paulo”, afirmou.