29/04/19 12h46

Ex-diretores da ESPM inauguram espaço de inovação para ex-executivos com 49 anos

Localizado em São Paulo, Nextt+49 promete transformar ideia em empresa constituída em seis meses

DCI

O Nextt+49 vai contribuir para que ex-executivos, com 49 anos ou mais, constituam uma empresa em apenas 6 meses. Esta é a proposta do espaço de inovação inaugurado ontem (23) pelos ex-diretores na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Ismael Rocha, Luiz Fernando Garcia e Mauricio Turra.

De acordo com Rocha, o motivo para focar em pessoas dessa faixa etária é a teoria de setênios, que divide a vida em fases de sete anos. O oitavo setênio, a partir dos 49 anos, é a idade na qual os executivos começam a se preparar para a aposentadoria, destaca o empresário.

Também é neste período que, geralmente, não conseguem mais se realocar no mercado de trabalho, complementa Rocha. E normalmente têm capital para começar um novo negócio.

Os três sócios observaram que essa faixa etária não é observada pelas companhias. “Por um lado, essas pessoas têm dificuldade em retornar para o mercado de trabalho. E como consumidores, são tratados como estereótipo, com [publicidades de] produtos como frauda geriátrica e inovações como chip para colocar em bengalas”, diz Rocha.

O Nextt+49 vai oferecer um serviço de incubação para os potenciais empreendedores. O objetivo é que a pessoa chegue ao local com uma ideia de negócio e em 6 meses já consiga sair com uma empresa constituída.

Para isso, os empreendedores devem assinar um pacote customizado de mentorias para os primeiros passos. A empresa não informou os valores, mas garantiu que variam para cada caso

Rocha acrescenta que o espaço de inovação também vai oferecer consultorias para empresas tradicionais. Esse serviço terá como meta contribuir para que essas companhias em geral encontrem soluções e melhorem o atendimento aos ex-executivos com 49 anos ou mais.

Com 65 posições no local, Rocha espera que até o final do ano todo esse contingente esteja ocupado Empreendedores podem trabalhar no local durante o período de incubação e mentorias. Foto: Divulgaçã

Com 65 posições no local, Rocha espera que até o final do ano todos esses postos estejam ocupados. Após o período de incubação, caso o empreendedor queira continuar com a ajuda da Nextt+49, é possível contratar um novo plano para continuar no local. Neste caso, o programa será voltado para a expansão do produto no mercado.

Em maio, o espaço vai ofertar palestras gratuitas com temas como finanças para empreendedores e como identificar suas competências. A partir de junho, além de realizar as incubações, o Netxtt+49 também vai oferecer cursos pagos específicos, com durações entre 7 e 8 encontros, sobre finanças e administração de empresas iniciantes.

Desafios pós-carreira

Para Rocha, um dos problemas do empreendedor de primeira viagem é que ele não conta com essa experiência, pois era um executivo de companhia tradicional. “Essas pessoas correm o risco de empreender errado e perder dinheiro”, afirma.

Esse mercado está em ascensão no Brasil. Pesquisa da empresa de recrutamento do Page Group, a Page Executive, aponta que sete em cada dez executivos do alto escalão pretendem buscar novos desafios pós-carreira. O empreendedorismo é uma das opções mais desejadas.

A pesquisa, realizada em setembro de 2018 contando com a participação de 400 executivos de 40 a 60 anos, constatou que 19% querem abrir sua própria empresa, enquanto 8,8% dos respondentes mostraram interesse em atuar como investidor em startups.