26/09/08 11h06

Evialis acelera diversificação após assumir ativos da Cargill

Valor Econômico - 26/09/2008

Os desdobramentos da compra das operações de nutrição animal da Cargill, concluída em maio, devem levar o grupo francês Evialis a ampliar sua participação no segmento de alimentação para animais domésticos. Com 3% de seu faturamento concentrado nessa fatia do mercado, a Evialis pode elevar esse percentual para até 10%, diz o diretor-presidente da companhia, Nilton Ribera Perez. Isso ocorrerá porque a distribuição dos produtos da linha de pequenos animais passará a ser feita também na rede de distribuição que pertencia à Cargill, a maior que está sob o guarda-chuva da empresa. "O plano é de aumento de 50% nesse segmento, mas, a depender de quantos distribuidores serão incluídos, a receita pode duplicar ou até triplicar", afirma o executivo. A antiga rede da Cargill tem cerca de 300 distribuidores - as outras redes, Socil e Zoofort (especializada em confinamento), têm, respectivamente, 100 e 20 pontos de venda. Não é possível comparar as vendas da Evialis neste ano com as de 2007, já que a empresa cresceu muito depois da aquisição, diz Perez. Ele projeta receita total no Brasil entre R$ 450 milhões (US$ 276,1 milhões) e R$ 500 milhões (US$ 306,8 milhões) até dezembro. Toda a linha de nutrição para pequenos animais, antes identificada com a marca Socil, passará a ter a marca Evialis. A guinada, que inclui não apenas mudança de roupagem dos produtos, mas também de composição nutricional, chegará ao mercado efetivamente em outubro - um pré-lançamento foi feito neste mês. O mercado de alimentação para animais de companhia faturou US$ 3 bilhões em 2007. Para este ano, a projeção é de crescimento de 11%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (Anfal Pet).