26/06/15 14h54

Evento impulsionará investimentos em empresas inovadoras

Jornal Primeira Página

Com objetivo de impulsionar investimentos em inovação na Capital da Tecnologia o ParqTec, em parceria com a Desenvolve SP e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, realizará de 29/06 à 03/07 o “Movimento pelo Inovação - Desenvolve São Carlos”.

A ação conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Centro Paula Souza, Sebrae-SP, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e fundos de investimento.

O objetivo do evento é apresentar aos empresários e pesquisadores locais as opções de apoio à inovação existentes no Estado, seja por meio de linhas de financiamento, linhas de fomento a pesquisa ou ainda fundos de investimento. Uma equipe da Desenvolve SP fará o atendimento individual especializado aos empreendedores interessados em tirar projetos inovadores do papel.

Para a coordenadora de projetos do ParqTec, Jovanka Goulart o evento proporcionará oportunidade e visibilidade ao meio empresarial. “Esse projeto vem ao encontro com a nossa missão que é viabilizar cada vez mais novos projetos de tecnologia e promover o crescimento das empresas”.

Segundo o Superintendente de Negócios e Operações da Desenvolve SP, Eduardo Saggiorato, a ideia é que ninguém saia do encontro sem uma definição de ação ou orientação sobre como obter crédito sustentável para investimentos, indicação para uma eventual subvenção, orientação de onde buscar aportes diretos por meio de fundos de investimento.

“Queremos mostrar que a inovação está ao alcance de todos. Ao reduzir a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento, o conhecimento científico produzido pode ser transformado mais rapidamente em produtos e negócios de sucesso, gerando riqueza para a sociedade e o desenvolvimento do país”, afirma Saggiorato.

No Estado de São Paulo, a Desenvolve SP é responsável por oferecer linhas de crédito exclusivas para projetos inovadores com condições especiais e também por repassar recursos da Finep e do BNDES.

Além disso, a instituição trabalha com cinco Fundos de Investimentos em Participações (FIP) para investimento direto. Como destaque, há o Fundo de Inovação Paulista, criado pela própria Desenvolve SP, e que tem o Sebrae-SP, a Fapesp e a Finep como investidores.

A abertura será realizada no dia 29, às 9 horas, no Auditório do Paço Municipal, Bento Prado Júnior e os atendimentos serão realizado no ParqTec. Para participar é preciso realizar um pré-agendamento pelo e mail [email protected] / [email protected] ou pelo telefone (16) 3362-6262.