12/04/10 11h31

Evento: BIOEN Workshop on Integrated Sustainability Assessment for Ethanol Context

Agência Fapesp

O BIOEN Workshop on Integrated Sustainability Assessment for Ethanol Context será realizado no campus da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), nos dias 13 e 14 de abril. O objetivo é promover a discussão e o debate sobre a aplicabilidade de instrumentos sistêmicos de avaliação integrada da sustentabilidade (AIS) no contexto da produção do etanol da cana-de-açúcar.

O evento visa à integração e à participação de pesquisadores em projetos ligados ao Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), dos setores envolvidos com a produção do etanol da cana-de-açúcar e de docentes e discentes de programas de graduação e pós-graduação com atividade na questão dos impactos do etanol de cana-de-açúcar e sustentabilidade. O workshop é parte integrante do projeto de pesquisa "AISe - O doce e o amargo da cana-de-açúcar: avaliação integrada de sustentabilidade para o contexto do etanol brasileiro", apoiado pela FAPESP no âmbito do BIOEN.

O projeto AISe tem como objetivo desenvolver e aplicar metodologia de AIS no contexto do processo produtivo do etanol da cana-de-açúcar em alguns municípios paulistas. O projeto vem sendo executado desde fevereiro de 2008 por uma equipe envolvendo professores e alunos da EESC e de centros e instituições de pesquisas parceiras. As inscrições para trabalhos científicos abordando temas sobre sustentabilidade e etanol deverão ser feitas até o dia 28 de março. As apresentações serão feitas no formato de pôsteres e os trabalhos serão publicados como resumo expandido nos anais do evento.

Mais informações: [email protected]