15/08/23 13h44

Eve trabalha no protótipo do carro voador brasileiro

AutoData

Poucas semanas após anunciar a construção de uma fábrica de eVTOLs, os carros voadores, no Brasil, a Eve Air Mobility, braço da Embraer, já trabalha na construção de seu primeiro protótipo. Parte da asa foi desenvolvida por um fornecedor instalado em São José dos Campo, SP, e entregue para a empresa, segundo seu co-CEO, André Stein.

A expectativa do executivo é a de que os testes com o protótipo sejam iniciados no começo de 2024 para que as primeiras unidades cheguem ao mercado em 2026, produzidas na unidade de Taubaté, SP, que tem endereço definido: um prédio ao lado da fábrica da Embraer, que o cedeu para a Eve. A unidade começou a passar pelas primeiras adaptações e por avaliação do maquinário presente e, em breve, receberá linha de produção e outras máquinas para iniciar a produção dos eVTOLs, aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical.

Os testes começarão no Sandbox.Rio, área criada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, RJ, para testes de produtos e serviços que ainda não possuem regulação por meio de autorização temporária para operação em ambiente controlado. A Eve também trabalha, junto com a Embraer, na definição das normas e leis que serão criadas para regular o mercado e o uso de eVTOLs no País.

Até 2026, quando as primeiras unidades estarão no mercado, todas as normas estarão criadas, acredita a companhia. A Eve também trabalha no desenvolvimento de sua cadeia de fornecimento, que contará com empresas nacionais e internacionais, mas a expectativa é dispor de bom índice de localização. A BAE Systems será um dos fornecedores estrangeiros dos eVTOLs, fornecendo parte do sistema de baterias.

A primeira cidade que terá a aeronave à disposição ainda não está definida: dependerá de como avançará a legislação em cada região. Segundo Stein três cidades no Brasil têm grande potencial: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, RS. Mas estas três cidades têm uma concorrente de peso nos Estados Unidos, pois São Francisco, na Califórnia, também trabalha para regulamentar este mercado: algumas empresas locais já possuem cartas de intenção de compra com a Eve. 

O preço do eVTOL ficará em torno de US$ 3 milhões, sendo que a empresa já recebeu 2 mil 850 intenções de compra, com 285 dedicadas ao mercado brasileiro. São 100 para Avantto, 50 para Helisul, 40 para FlyBIS, 25 para Flapper e 70 para Voar. A aeronave começará suas operações com um piloto presente, mas no futuro a Eve entende que poderá evoluir para uma tecnologia que pode ser autônoma ou controlada por um responsável que não está na aeronave, como um drone.

Os eVTOLs serão usadas como mais uma opção de mobilidade dentro das cidades, oferecendo grande redução no tempo de deslocamento e, segundo testes da Eve, que foram realizados com um helicóptero, uma viagem da Barra da Tijuca até o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, pode ser realizada em 3 minutos. De carro o tempo médio é 75 minutos. 

Parceria

A Eve entende que para conseguir avançar mais rápido com o seu desenvolvimento precisa buscar parcerias com grandes empresas de diversos segmentos e encontrou na DHL o parceiro ideal para entender o mercado de logística no País e como os eVTOLs podem auxiliar nas operações. As duas empresas trabalharão juntas para compartilhar conhecimento sobre o setor logístico no País.

 

Fonte: https://www.autodata.com.br/noticias/2023/08/15/eve-trabalha-no-prototipo-do-carro-voador-brasileiro/60190/