Eve acumula quase R$ 50 bilhões em encomendas do carro voador
O ValeA Eve Air Mobility acumula quase R$ 50 bilhões em encomendas do carro voador, aeronave cuja linha de produção está sendo montada em Taubaté. O valor do pacote de vendas é de cerca de US$ 8,75 bilhões – cada veículo custa, em média, US$ 3 milhões ou R$ 16,7 milhões.
A empresa possui 2.900 cartas de intenção para a venda do veículo, que teve seu primeiro protótipo em escala real apresentado neste final de semana na Inglaterra, durante a Farnborough Airshow, uma das mais importantes feiras de aviação do mundo.
O número de encomendas coloca a Eve na liderança do mercado de aeronaves de decolagem e aterrissagem vertical elétrica – eVTOL na sigla em inglês. As principais concorrentes da fabricante brasileira são a empresa britânica Vertical Aerospace e a chinesa Ehang. Ambas tinham metade dos pedidos feitos para a Eve.
“Com dedicação e competência extraordinárias, nossa equipe de engenheiros conseguiu montar com sucesso nosso primeiro protótipo em escala real”, disse Johann Bordais, CEO da Eve.
“Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes, mas vamos além da criação de uma aeronave - estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada.”
A Eve também anunciou a conclusão da seleção de fornecedores primários para sua aeronave. À medida que a empresa avança para a próxima etapa de desenvolvimento, o protótipo embarca em uma série de campanhas de testes.
Segundo a Eve, os testes têm como objetivo avaliar cuidadosamente todos os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, desde suas capacidades de voo até seus recursos de segurança. As informações obtidas terão um papel crucial no aprimoramento do design e funcionalidade da aeronave.
A Eve informou que utiliza os “55 anos de experiência da Embraer em desenvolvimento, design e certificação de aeronaves para aprimorar seu eVTOL”.
Além disso, os clientes “terão o benefício de acessar uma rede global já estabelecida de centros de atendimento e suporte, fundamental para garantir operações seguras, eficientes e confiáveis”.