03/08/15 16h40

Etec de Fernandópolis é berço de startups

DCI

A Escola Técnica Estadual (Etec) de Fernandópolis está ajudando pequenos empreendedores a transformar seus projetos em realidade. Desde 2014, a Incubadora de Bases Tecnológicas (IncubaTec) funciona no prédio da escola e fornece a estrutura física e técnica para empresários tirarem suas melhores ideias do papel.

Com capacidade para abrigar até 12 empresas simultaneamente, a IncubaTec auxilia atualmente três grupos de trabalho pré-¬incubados, que ainda sem empresa constituída. Os empreendedores devem se inscrever pela internet, apresentar um projeto a uma banca avaliadora, participar de oficina oferecida pela própria escola, e desenvolver um plano de negócios. O caráter inovador e a aplicabilidade na região, tanto em matéria de serviço quanto de abertura de postos de trabalho para a população local, são critérios avaliados no momento da seleção.

Aprovados, os projetos passaram a ter o apoio dos docentes da Etec, que acompanham o desenvolvimento das empresas, até que elas possam ser formalizadas e entrem no mercado, e do Sebrae, parceiro da IncubaTec. Com esses apoios e mais a estrutura da Etec que fornece telefone, computadores, sistemas, assessorias contábil e jurídica e o ambiente de escritório cabe aos empresários tornar os planos realidade.
A IncubaTec em Fernandópolis é, segundo a entidade, o mais avançado e bem sucedido modelo de incubadora dentro do Centro Paula Souza. Outras estão nascendo, mas ainda sem resultados tão sólidos. As inscrições podem ser feitas on¬line: http://www.incubatec.etecfernandopolis.com.br/

Rodrigo Lopes, de 23 anos, enfrenta viagens semanais de 8 horas para ir ao escritório, em Fernandópolis. Mora na capital, mas foi atraído pelo apoio recebido. "A IncubaTec foi fundamental para que eu e minha sócia levássemos o projeto adiante. Não encontrei em nenhum lugar o que eles me ofereceram", conta.
Lopes e Raquel Amaral Martins, de 31 anos, foram convidados a inscrever o projeto apresentado no Desafio Inova Paula Souza em 2013, que recebeu uma menção honrosa e conquistou o quinto lugar na competição. A proposta dos empresários é oferecer consultoria em projetos de mobilidade urbana e o primeiro alvo são prefeituras do interior do estado. A empresa passou a existir formalmente no início de junho deste ano e já tem planos de expansão. "O próximo passo é ter uma pessoa para ficar sempre em Fernandópolis e abrir outro espaço em São Paulo", revela Rodrigo.

Eles dividem o espaço da IncubaTec com um projeto de ex¬ alunos da Etec de Fernandópolis, que criaram aplicativo para celulares que facilita compras em supermercados.