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Estratégia para elevar exportação terá US$ 20,9 bi

Folha de S. Paulo - 04/09/2008

Em reação à competição cada vez mais acirrada no mercado global, o Ministério do Desenvolvimento divulgou ontem a Estratégia Brasileira de Exportação, compilando iniciativas da nova política industrial e criando mecanismos para a fiscalização das propostas. Ao todo, R$ 34 bilhões (US$ 20,9 bilhões) serão gastos para estimular a venda de bens e serviços brasileiros para o exterior -o dinheiro já estava previsto e inclui obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na melhoria de portos. O governo classificou R$ 21 bilhões (US$ 12,9 bilhões) para o aumento da competitividade dos produtos brasileiros, com crédito para empresas e melhoria da infra-estrutura logística. As obras do PAC entram nesse quesito. A estratégia diz que R$ 4,2 bilhões (US$ 2,6 bilhões) serão usados para agregar valor às exportações, por meio de incentivos à inovação e financiamento de cadeias produtivas. A capacitação de micro e pequenas empresas terá R$ 8,3 bilhões (US$ 5,1 bilhões), e as exportações de serviços, R$ 1 bilhão (US$ 613,5 milhões). Todo o dinheiro será destinado por linhas e programas já existentes ou previstos no Orçamento de 2009. Já a ampliação do acesso a mercados, principal reivindicação tanto da indústria quanto do campo, receberá apenas R$ 9,6 milhões (US$ 5,9 milhões), para negociação de acordos, produção de inteligência comercial, incentivos para a internacionalização de empresas e superação de barreiras não-tarifárias. O documento estabelece como prioridade a negociação de acordos comerciais com Conselho de Cooperação do Golfo, Marrocos, Egito, Turquia, Jordânia, União Européia, México, Índia, União Aduaneira da África do Sul e Rússia. A meta é atingir 1,25% do comércio mundial -que hoje eqüivaleria a US$ 210 bilhões- e elevar em 10% o número de micro e pequenas empresas exportadoras. As exportações brasileiras nos últimos 12 meses fecharam em US$ 189,9 bilhões. Entre 2003 e 2007, o número de micro e pequenas exportadoras cresceu 26%.