03/07/07 10h42

Estrangeiros buscam parceiros para franquias

O Estado de S. Paulo - 03/07/2007

Loja de animais de estimação móvel para atender em domicílio, quiosques que vendem bateria para eletrônicos ou lojas onde crianças montam sua própria pelúcia. Com ofertas de negócios pouco convencionais, empresários estrangeiros do setor de franquias estão à caça de empreendedores no Brasil. O momento não podia ser melhor: há dois anos o mercado nacional de franquias cresce a um ritmo de dois dígitos - no ano passado, movimentou R$ 39,8 bilhões (US$ 18,3 bilhões). E apenas 11% das marcas que atuam no País são de fora. Os americanos são os maiores interessados - pelo menos nove empresas estiveram em São Paulo na semana passada, durante a feira da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em fevereiro, ABF e International Franchise Association (IFA) assinaram acordo de cooperação para facilitar a entrada de franquias brasileiras nos EUA e vice-versa. Segundo dados da ABF, alimentação, veículos e acessórios e calçados são os setores que mais cresceram em faturamento nos últimos anos - em média, 20% ao ano. Já limpeza teve um crescimento de 7,3%, e educação e treinamento, redução de 3,2%. Da Espanha, cinco redes expuseram seus negócios. O gerente da Associação Espanhola de Franquias, Eduardo Abadía, atribui o interesse pelo País à estabilidade e ao potencial mercado de consumo brasileiro. O mercado brasileiro de franquias é o quinto maior do mundo.