03/01/08 12h11

Estoque baixo impulsiona produção industrial

DCI - 03/01/08

A indústria começa 2008 com um nível de atividade acima da média para um início de ano, com estoque reduzido e elevado nível de utilização da capacidade de produção. Para este primeiro trimestre, a previsão é de que a produção continue acelerada, mas há duas incertezas, principalmente em relação à segunda metade do ano: o impacto no País da redução da atividade econômica nos Estados Unidos e a política de juros a ser adotada este ano pelo Banco Central, sob o comando de Henrique Meirelles. Os empresários do setor prevêem chegar a março produzindo mais do que a média para o primeiro trimestre. Em dezembro do ano passado, o nível de utilização da capacidade produtiva foi de 86,7%, em comparação a 84,4% de dezembro de 2006 - ou seja, o ritmo continua acelerado, de acordo com levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas com 1.080 empresas. As previsões de ritmo acima do usual no primeiro trimestre baseiam-se também no nível dos estoques. O estudo da FGV mostrou que o índice de estoques fechou o ano passado em 102 pontos. Quando esse indicador está acima de 100 pontos, o estoque da indústria é considerado insuficiente. Na avaliação da entidade, o nível de estoques está reduzido principalmente nos setores de construção, veículos, eletroeletrônicos, calçados e vestuário.