27/04/11 11h14

Estética para classe C vira meta de novas redes

DCI

Para atender ao público até então quase inteiramente formado por mulheres da classe A e B de mais de 25 anos que frequentam o consultório de dermatologistas e buscam produtos de beleza e serviços estéticos, surgem novos players no segmento de estética, por conta de brechas deixadas pelas líderes como Adcos, L'Oréal, Onodera, Aché, Johnson & Johnson, O Boticário, Natura e Avon. Empresas que nasceram como laboratório farmacêutico têm percebido a mudança do comportamento da classe emergente e viram novo nicho a ser explorado, com a demanda reprimida do aumento do poder de consumo da classe C, e com isso a briga por consumidores aumenta entre as franquias especializadas na venda de produtos dermocosméticos e tratamentos voltados para a área estética, como a marca Oligoflora, afiliada à Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Com 63 unidades em operação (duas das quais são próprias), a meta da empresa é alcançar até o final deste ano 80 unidades franqueadas. Considerada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios a rede de franquias que mais cresceu no ano passado, a empresa começou como uma indústria farmacêutica em São José do Rio Preto (SP), especializada na produção de dermocosméticos e fitoterápicos. Sua expertise concentrava-se em atender clínicas de tratamento estético com a venda de produtos de redução de medidas, além de itens contra flacidez, celulite, estrias, tratamentos faciais, rejuvenecimento e clareamento, entre outros atendimentos.

Depois de perceber que o setor ainda é pouco explorado, apesar do boom vivenciado pela abertura de clínicas na última década, mas feito de maneira desordenada, a indústria resolveu ampliar a atuação e, há cerca de quatro anos, mudou a estratégia de negócios, quando começou a converter os consultórios de seus clientes em clínicas da marca Oligoflora. Ao adotar a bandeira da empresa, depois da formatação do sistema de franchising, nos moldes de outras experiências já vivenciadas por redes de sucesso como Onodera, Emagrecentro, Spa da Pele, Vita Derm Day Clinic, para comentar apenas algumas, a OligoFlora já conquistou cerca de 1.300 clientes no País.

A marca atualmente concentra a maior parte de sua atuação entre São Paulo e Rio de Janeiro, mas já começou a prospecção em várias outras regiões, de acordo com o sócio fundador da empresa, Iram Torquato da Silva Júnior. Ele explica que, hoje, considerados os negócios da empresa, 80% do faturamento vêm das unidades franqueadas, e o restante, da venda de produtos fabricados pela empresa. A meta, porém, é demarcar território e chegar à metade disso (50%) para cada segmento, nos próximos anos.

Com a finalidade de alcançar o objetivo de em breve ser uma das maiores do setor, o projeto é, até o final de 2012, ter comercializadas 100 unidades franqueadas no País, que é considerado um dos maiores mercados consumidores de produtos e serviços voltados a área de beleza, cosméticos e tratamentos estéticos, relembra o empresário. Com isso, a perspectiva é passar dos cerca de R$ 7 milhões (US$ 4,4 milhões) de faturamento, para R$ 16 milhões (US$ 10 milhões) até o final do ano que vem.