29/02/16 14h43

Estado inaugura novo Centro de Desenvolvimento em Manufatura em São José dos Campos

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) inaugurou na quinta-feira, 25 de fevereiro, o novo Centro de Desenvolvimento em Manufatura (CDM) do Centro para a Competitividade e Inovação (Cecompi) do Arranjo Produtivo Local (APL) Aeroespacial de São José dos Campos, localizado no parque tecnológico do município. O espaço vai estimular a competitividade do APL, com o aumento do atendimento às empresas do setor para precisão de peças desenvolvidas.

Por meio de um convênio com o Cecompi, o governo do Estado investiu mais de R$ 3 milhões no CDM e a prefeitura aplicou outros R$ 700 mil. A ação vai promover a melhoria nos processos de fabricação, engenharia reversa, desenvolvimento e prototipagem de novos produtos, elevando a capacidade de inovação dos negócios, além de incentivar o desenvolvimento regional e das empresas do APL.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial da SDECTI, Marcelo Machado, o novo espaço vai impulsionar o fortalecimento das pequenas e médias empresas, trazendo benefícios para a região. "Aqui será possível desenvolver pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos, estimulando a inovação e a competitividade dos negócios, além de promover o crescimento econômico com a geração de emprego e renda", afirmou.

Local poderá ser utilizado para realizar workshops e demonstrações de novos produtos ou processos (Divulgação/Cecompi)Com equipamentos de ponta, o CDM poderá prestar serviços como desenhos e desenvolvimento de produto CAD, programação para CNC/CAM, usinagem em CNC de peças de pequeno porte em três, quatro e cinco eixos, prototipagem rápida com impressoras 3D, scanner 3D para engenharia reversa, mesa de medição tridimensional, entre outros. O local poderá ser utilizado ainda para realizar workshops e demonstrações de novos produtos ou processos; para desenvolver o conceito de smart manufacturing, ou indústria 4.0; e para promover novos negócios de empresas de tecnologia, pequenas e médias, aumentando a produtividade e competitividade da indústria paulista.

Arranjos Produtivos Locais (APLs)

Os APLs concentram geograficamente micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor ou cadeia produtiva que, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com entidades públicas e privadas. No Estado, existem 24 APLs, que somam 14.800 empresas e 395 mil postos de trabalho. Os investimentos na ampliação do CDM fazem parte do Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas em APLs do Estado de SP, executado a partir de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela SDECTI, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP) e Federação das Indústrias do Estado de SP (Fiesp).