20/08/21 11h45

Estado credencia Centro de Inovação no campus da Unesp de Guaratinguetá

O centro terá o Sebrae como primeiro parceiro do espaço, que e ficará responsável por desenvolver cursos e iniciativas na área de ciência

O Vale

Guaratinguetá vai ter um Centro de Inovação, que vai funcionar dentro do campus da Unesp. O credenciamento foi consumado nesta semana junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

O centro -espaço que será construído para o desenvolvimento de pesquisas de estudantes, professores e pesquisadores, e instalação de startups – terá o Sebrae como primeiro parceiro do espaço, que e ficará responsável por desenvolver cursos e iniciativas na área de ciência, inovação e tecnologia.

O projeto tem como objetivo gerar emprego, renda e avanços tecnológicos para a cidade de Guaratinguetá. Com o credenciamento, a iniciativa poderá ser aprimorada e receber investimentos até ser colocada em prática.

O deputado Sérgio Victor (Novo), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Alesp, disse quais serão os próximos passos, após o credenciamento do projeto.

"A partir desse momento, o Centro de Inovação de Guaratinguetá passará a fazer parte dessa rede. O resto a gente precisa tirar do papel. A estruturação do prédio, dos novos projetos, a atração das empresas e parcerias privadas", afirmou o deputado Sérgio Victor (Novo), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, falou sobre o desenvolvimento do projeto. "Eu estou muito feliz que agora ele está saindo do papel e se transformando em realidade. É um momento muito histórico para a região. Eu quero parabenizar a liderança da Paula, o deputado Sérgio Victor, que desde o início do processo disse que acreditava no projeto, e o nosso papel aqui é ajudá-los a garantir que ele avance o mais rápido possível", afirmou.

Para o diretor da Unesp Guaratinguetá, professor doutor José Alexandre Matelli, o projeto poderá aproximar a universidade da população. "A universidade tem três funções principais, que são: transmitir conhecimento através do ensino de graduação, produzir o conhecimento através de pesquisa, e socializar o conhecimento através de extensão. Eu entendo que a contribuição do centro vai ser fundamental para que a gente possa produzir aquele conhecimento dentro da nossa universidade e fazê-lo favorável ao desenvolvimento de novas empresas, novos negócios e assim aproximando a população através dessas oportunidades", disse.

O prefeito Marcus Soliva ressaltou a contribuição para a retomada do crescimento econômico para a cidade.

"Depois desse caos que passamos na pandemia, quando a gente começa a ver a vida voltar ao normal, é preciso haver um incentivo à criação de novos negócios, ao reestabelecimento de novas empresas que podem voltar a funcionar, que precisam se modernizar, pessoas que querem montar o seu próprio negócio, que tem essa informação à inovação, mas não tem ainda uma capacitação para isso, não tem um centro de inovação, não tem uma incubadora para que possa dar um start", disse.

Fonte: https://www.ovale.com.br/nossaregiao/cidades/estado-credencia-centro-de-inovac-o-no-campus-da-unesp-de-guaratingueta-1.182207