31/10/13 18h06

Estado busca investimentos árabe

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Agência de Promoção de Investimentos de São Paulo apresentou oportunidades e projetos à delegação dos Emirados Árabes Unidos, nesta quinta (31). Há interesse na formação de parcerias público-privadas

A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo) está interessada em atrair capital árabe para os projetos do estado. Nesta quinta-feira (31), Luís Fernando Arbex, gerente da Área Internacional, apresentou oportunidades e projetos em São Paulo a uma delegação dos Emirados Árabes Unidos formada por membros do governo e representantes de empresas. O evento aconteceu na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Segundo o executivo, o objetivo do encontro era exibir o cenário econômico do estado e mostrar o apoio que a agência pode oferecer às empresas estrangeiras interessadas em se instalar em São Paulo. Ele revelou ainda que há setores específicos que podem despertar o interesse dos árabes.

“São os setores de petróleo e gás, tecnologia da informação e comunicação, energias renováveis, economia verde, aeroespacial e defesa, saúde e ciências da vida, além de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, explicou.

Em relação ao setor petrolífero, Arbex lembrou a importância do estado de São Paulo na indústria brasileira. “Muitas pessoas quando pensam em petróleo e gás (no Brasil) pensam no Rio de Janeiro, mas 60% dos suprimentos da indústria de petróleo brasileira vêm de São Paulo”, ressaltou.

Outro ponto destacado pelo gerente da Investe São Paulo foi o interesse do estado nas parcerias público-privadas. “Há muitas oportunidades em parcerias público-privadas, inclusive por uma iniciativa que foi criada pelo governo do Estado em 2011, que chama MIP, manifestação de interesse da iniciativa privada, que possibilita aos investidores privados que proponham ao governo do estado projetos que já tenham tido sucesso nos seus países de origem para ser implementados aqui no Estado”, contou.

Entre os projetos de MIP mostrados aos árabes no evento estão salas de aula interativas, modelos de unidades prisionais e uma nova linha do metrô paulista. De acordo com Arbex, desde 2009 a Investe São Paulo já atendeu projetos com investimentos que somam quase US$ 11 bilhões.

A delegação dos Emirados que está no Brasil é chefiada por Sultan Saeed Al Mansoori, ministro da Economia do país. Na sexta-feira (01), Mansouri participa do Fórum Econômico Brasil – Emirados Árabes Unidos, também na capital paulista. No evento, os representantes da missão estavam liderados por Mohammed Al Zaabi, diretor de Promoção Comercial do ministério da Economia. Eles foram recebidos na Câmara Árabe por Ramez Goussous, assessor sênior do conselho da entidade para Relações Institucionais e Internacionais.