04/04/25 15h47

Estação Ambuitá começa a operação assistida e deve transportar mais de 65 mil pessoas por mês

A nova estação da Linha 8-Diamante vai beneficiar a população de Itapevi e atender 2,1 mil passageiros por dia

Agência SP

Nesta sexta-feira (4), a Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante de trens metropolitanos entrou em operação assistida e deve atender 2.100 passageiros por dia útil. Com investimento de aproximadamente R$ 26,5 milhões em obras, a estação é fiscalizada pela Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e operada pela concessionária ViaMobilidade 8 e 9.

A nova estação vai atender cerca de 65 mil passageiros por mês que utilizam a extensão operacional e beneficiará os moradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá, em Itapevi. A ampliação da linha traz vantagens importantes, oferecendo mais uma opção de transporte coletivo que conecta a cidade diretamente ao centro de São Paulo, proporcionando um deslocamento mais ágil, seguro e eficiente.

Localizada na Estrada Araçariguama, s/n, na Estância São Francisco, entre as estações Santa Rita e Amador Bueno, a Estação Ambuitá tem uma área construída de mais de 3 mil metros quadrados e conta com novas vias e sistemas modernos de sinalização e energia. A estrutura inclui um prédio que dá acesso a duas plataformas de embarque e desembarque, cada uma com 120 metros de extensão e 3,5 metros de largura.

A estação oferece total acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Isso inclui elevadores, escadas rolantes, corrimãos, piso tátil e banheiros adaptados. Além disso, para contribuir com a sustentabilidade, foram instaladas placas solares e um sistema para captação de água para reúso.

Funcionamento

A Estação Ambuitá funcionará em operação assistida no horário comercial, das 4h à 0h, com intervalos médios de 30 minutos entre os trens e sem cobrança de tarifa. O funcionamento é semelhante ao das estações Amador Bueno e Santa Rita, que ficam próximas. Assim, quem embarcar em qualquer uma dessas três estações, o passageiro não precisará pagar nada. No entanto, é importante lembrar que no trecho entre Itapevi e Júlio Prestes há sim a cobrança de passagem.

 

Fonte: https://www.agenciasp.sp.gov.br/estacao-ambuita-comeca-a-operacao-assistida-e-deve-transportar-mais-de-65-mil-pessoas-por-mes/