25/05/11 12h22

Esquenta disputa por sistemas para celular

Valor Econômico

A guerra dos sistemas operacionais para smartphones não é nova, mas a julgar pelo crescimento exponencial que esses aparelhos estão tendo no Brasil - a projeção é de que serão vendidos 10 milhões de unidades neste ano, o dobro de 2010 - as principais batalhas ainda estão por vir. O Google domina o mercado global de smartphones com o sistema operacional Android, que representou 36% do mercado no primeiro trimestre. No Brasil, a Nokia se mantém à frente com o Symbian, mas o quadro está prestes a se alterar. Segundo dados da consultoria Gartner, as vendas de aparelhos com Android no país aumentaram quase 90 vezes entre o primeiro trimestre de 2010 e o mesmo período deste ano. O Symbian ficou com 33,8% das vendas, contra 30,9% do Android.

Na prática, o Symbian está condenado à morte. Em fevereiro, a Nokia fechou um acordo com a Microsoft para passar a usar o sistema operacional da companhia americana - o Windows Phone. Com isso, vai diminuir gradativamente os investimentos em seu próprio software. O acordo deu impulso à Microsoft, que há tempos vinha procurando espaço no mercado de sistemas móveis. A Nokia é a maior vendedora de celulares do mundo e seus primeiros aparelhos com Windows Phone vão chegar ao mercado entre o fim deste ano e o início de 2012. É uma chance que a Microsoft não pretende desperdiçar, especialmente no mercado brasileiro. "O Brasil representa o futuro do Windows Phone", disse ontem, em São Paulo, o principal executivo de operações da Microsoft, Kevin Turner.

Por enquanto, não há no Brasil nenhum aparelho com o Windows Phone, que foi lançado em outubro do ano passado. A Microsoft pretende recuperar o tempo perdido. Até o fim de 2011, planeja lançar no país telefones com a nova versão do sistema, que tem sido chamado de "Mango" e ainda está em desenvolvimento, disse Turner.  Segundo homem na hierarquia da empresa, atrás do executivo-chefe Steve Ballmer, Turner veio a São Paulo para fazer um dos três eventos globais de lançamento do "Mango", o que mostra a atenção despertada pelo país. Os outros dois locais escolhidos foram Nova York e Londres.

A Microsoft não é o único adversário do Google. Ao todo, nove sistemas operacionais disputam o mercado. Entre eles estão forças como a Hewlett-Packard (HP), dona do webOS; a Apple, com o iOS; e a Samsung, com o Bada. Ontem, a Microsoft anunciou a instalação, no Brasil, de seu primeiro centro no mundo dedicado a auxiliar desenvolvedores na criação de aplicativos para o Windows Phone. As instalações ficam em Campinas (SP), e já estão em funcionamento, sob uma parceria com o Instituto Eldorado. Em recente visita ao país, o executivo-chefe da HP, Léo Apotheker, afirmou que a adaptação do webOS e de suas funcionalidades para a língua portuguesa é uma tarefa prioritária no centro de pesquisa e desenvolvimento da companhia em Porto Alegre. Segundo o executivo, aparelhos com o webOS chegarão ao país até o fim do ano.