07/02/08 11h01

Esporte de aventura abastece a indústria

Valor Econômico - 07/02/2008

Tradicional fabricante de equipamentos para esportes de aventura, a Serelepe, dona das marcas Kailash e Ultra Safe, encontrou na área industrial um nicho de negócio. Fornece equipamentos como cintos de segurança e acessórios usados pelos alpinistas para companhias de energia, petroquímica e telefonia. E com a nova marca Ultra Tec vai atender o setor da construção civil. Atualmente, as vendas dos equipamentos de segurança da Ultra Safe representam 55% das vendas da empresa e os produtos da Kailash, destinados aos esportistas, respondem por 45%. "Entre 2007 e 2006, a Ultra Safe registrou um crescimento de 25%. A Kailash teve um aumento de 10%", diz Roberto Eli, diretor-presidente da Serelepe, criada em 1993 como uma importadora de artigos esportivos da marca francesa Petzl. Em uma fábrica própria com 80 funcionários em São Paulo, Eli produz por ano cerca de 7 mil cintos de segurança e o mesmo volume de acessórios, como trava-quedas, conectores e cordas. No total, são dez categorias de produtos fornecidos para empresas do Pólo de Camaçari, Petrobras, Furnas, Chesf e Bandeirantes Energia. A Serelepe não é a única a seguir por essa trilha. A Montana Equipamentos Esportivos, fundada em 1997 em São Paulo, também começou produzindo artigos para esportistas e hoje atende, basicamente, a indústria. Cerca de 80% de seu faturamento é proveniente de clientes de grande porte, como a Petrobras. Entre as fabricantes nacionais, há ainda as paranaenses Conquista e Casa do Montanhista.