17/07/24 15h09

Escritório da InvestSP Xangai atrai investimentos do setor para São Paulo

A exemplo da GWM, que investe R$ 10 bilhões em Iracemápolis, o escritório tem mapeado as montadoras e cadeia de fornecedores, particularmente no ramo da energia nova, carros elétricos e híbridos

Balcão Automotivo

A indústria automotiva brasileira está entrando em seu maior ciclo de investimentos de todos os tempos, com US$ 20 bilhões anunciados. Conforme descrito no relatório da InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) tem o objetivo de incentivar a descarbonização e estimular a produção de novas tecnologias para carros de passeio, ônibus ou caminhões.

Serão US$ 3,74 bilhões em créditos financeiros, entre 2024 e 2028, que as empresas podem usar para compensar impostos federais em troca de investimentos feitos em P&D e novos projetos de produção. Volkswagen, Hyundai, Toyota e GM anunciaram novos investimentos no Estado de São Paulo e a GWM investe R$ 10 bilhões em Iracemápolis. 40% das fábricas automotivas do Brasil estão localizadas em São Paulo.

O Estado de São Paulo oferece benefícios fiscais. As empresas não precisam pagar ICMS na importação de máquinas e equipamentos que utilizarão permanentemente, se não houver equivalente no Brasil, existe um regime especial para evitar que as empresas acumulem crédito de ICMS, que geralmente é um saldo que elas não conseguem utilizar, e redução do ICMS nas vendas para outros estados, se não houver equivalente no Brasil.

Atuação da InvestSP na China

De acordo com o chefe do Escritório da InvestSP na China (Xangai), Inty Mendoza, o escritório de Xangai tem mapeado as montadoras e cadeia de fornecedores do segmento automotivo. “Particularmente no ramo da energia nova, carros elétricos e híbridos. O setor tem se desenvolvido fortemente na China e montadoras como a BYD se tornaram grandes exportadores de automóveis no ano passado, superando as tradicionais marcas japonesas”.

Chefe do Escritório da InvestSP na China (Xangai), Inty Mendoza

Mendoza disse também que as montadoras chinesas veem uma janela de oportunidade no momento em relação ao mercado brasileiro. “Dado que os carros elétricos estão começando a ser adotados pelos consumidores e o Brasil possui um grande mercado ainda inexplorado. Veremos muitas marcas e novos investimentos nesse setor, e o escritório da InvestSP Xangai está trabalhando com muito foco em mostrar que o Estado de São Paulo possui vantagens competitivas inigualáveis, pois conta com a melhor infraestrutura logística e tem a mão de obra mais qualificada do País”.

Além dos fatores financeiros e da geração de emprego e renda, acrescentou Mendoza, “a tecnologia e a experiência da indústria de veículos elétricos do país asiático podem agregar conhecimentos importantes ao Brasil”.

Cadeia de fornecedores

O foco da InvestSP Xangai é atrair também os fornecedores. “A cadeia de fornecedores é um foco importante, pois a mudança da tarifa de importação tem como objetivo levar as montadoras a instalarem plantas de KD no Brasil. Marcas como a GWM já iniciaram a instalação em Iracemápolis, o que sem dúvida gerará a demanda para os fabricantes de peças e componentes se instalarem no Brasil. Muitas grandes marcas possuem cadeia própria de fornecimento, ou seja, os componentes mais sensíveis são produzidos por empresas do mesmo grupo, o que facilita o acompanhamento dessa cadeia ao Brasil na questão de decisão de investimento”, comentou.

Um novo conceito de automóvel

Na avaliação de Mendoza, “o carro elétrico é um novo conceito de automóvel, uma experiência diferente do veículo a combustão. O pacote de tecnologia é muito mais avançado, e a aposta das montadoras chinesas é com certeza levar automóveis com mais itens de série em faixas de preço que os de combustão interna não oferecem. Ainda há o desafio de uma rede de eletropostos para a expansão da frota, pois no caso dos motoristas de aplicativo, o custo relativo entre um carro elétrico e de combustão interna por km rodado torna o carro elétrico muito mais vantajoso, com a vantagem de todo o pacote de tecnologia embarcado, o que torna as longas horas na direção menos cansativas”.

 

Fonte: https://www.balcaoautomotivo.com/2024/07/16/escritorio-da-investsp-xangai-atrai-investimentos-do-setor-para-sao-paulo/