28/05/18 11h37

Epicentro dos negócios no país, São Paulo é a mais lembrada quando o assunto é trabalho

Folha de São Paulo

É natural que a maior metrópole da América do Sul tenha desenvolvido uma estrutura para atender ao viajante corporativo à altura de seu poder de fogo, alimentando um círculo virtuoso que traz dinheiro e desenvolve outros setores da economia.
Epicentro dos negócios no Brasil, São Paulo abrigou, somente no ano passado, mais de 2.000 encontros, seminários, workshops, congressos e convenções.

A cidade é o principal destino de viagens a trabalho do país e concentra 42% do mercado de feiras de negócios, segundo relatório da SPTuris, agência municipal de turismo, com base em dados de entidades do setor.

Mais de 60% dos que desembarcam em São Paulo a trabalho vêm sozinhos, sem família ou amigos. Mesmo assim, seu patamar de gastos aqui é cinco vezes maior do que o daquele que vem a lazer, segundo Mariana Aldrigui, presidente do conselho de turismo da FecomercioSP.

O turismo de negócios também movimenta o entretenimento noturno. Aproximadamente 70% deles frequentam bares e restaurantes e cerca de 30% fazem compras. Aldrigui ressalva que o perfil desse viajante não segue necessariamente o estereótipo do executivo engravatado e apressado. "A cidade está explodindo em negócios digitais e criativos. Isso traz viajantes que nem se reconhecem como turistas de negócios, mas também movimentam essa economia da visitação", afirma.