03/01/22 13h48

Entrega de produtos com uso de drones será realidade em 2022

O ministro do MCTI, Marcos Pontes, conheceu as aeronaves controladas remotamente em abril de 2021 durante evento em Sorocaba (SP)

Governo de São Paulo

A entrega de produtos utilizando drones já é uma realidade no país. O serviço de delivery utilizando as aeronaves controladas remotamente começou a ser testado há um ano em Campinas (SP) e agora será ampliada com o início das operações da cidade de Aracaju (SE). Uma parceria com um aplicativo de delivery com uma startup do setor de drones permitiu a novidade. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, conheceu a empresa que desenvolveu o projeto responsável pelas primeiras entregas de delivery com drones no país, a Speedbird Aero. 

Durante inauguração do Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 FACENS-MCTI, em Sorocaba (SP), em abril deste ano, Marcos Pontes pode conhecer as aeronaves. “Nós não podemos parar a tecnologia para manter os postos de trabalho, mas podemos preparar e requalificar os profissionais, assim como formar as novas gerações já adaptadas para esse novo cenário”, disse o ministro na ocasião. 

Pedro Curcio Júnior, um dos idealizadores do projeto, detalhou a ideia. “Esse trabalho começou entre 2017 e 2018, mas saindo da parte de testes em 2019. Foi quando levamos à Anac, pela primeira vez no Brasil, um projeto sério para transporte aéreo por drone do qual a gente foi muito bem recebido”. Pedro deu detalhes da aeronave utilizada para o transporte de produtos. “A DLV-1 tem capacidade de transporte liberada pela Anac por volta de dois quilômetros e meio de ida e de volta, isso tende a ser aumentado, e levando dois quilos e que será de três quilos de carga em breve”. 

De acordo com a Speedbird Aero, já está em homologação uma nova aeronave, a DLV-4, que terá capacidade de levar até cinco quilos de carga em um raio de até 100 quilômetros de distância. Foi essa a aeronave que o ministro Marcos Pontes conheceu no evento em Sorocaba (SP). Já sobre o drone já em operação, a empresa explica que os voos comerciais começam em 2022, já que a autorização final da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi deferida no final do mês de dezembro.     

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2021/12/entrega-de-delivery-por-drone-sera-realidade-em-2022