04/09/10 15h31

Entre 16 países, Brasil tem o quinto maior crescimento

O Estado de S. Paulo – 04/09/10

O crescimento de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre em relação ao período anterior pôs o Brasil em quinto lugar numa lista de 16 países. Para montar o ranking, o IBGE considerou apenas as economias onde a divulgação é feita com ajuste sazonal, ou seja, excluindo possíveis influências consideradas típicas para o período para ponderar o resultado. O crescimento econômico brasileiro foi inferior apenas ao do Chile (4,3%), México (3,2%), Alemanha (2,2%) e Coreia do Sul (1,5%). Para o professor titular de economia internacional da UFRJ Reinaldo Gonçalves, o resultado reflete a recuperação dessas economias após a crise mundial.

"O resultado precisa ser avaliado com cuidado. As economias que mais estão crescendo são justamente as que foram mais afetadas pela crise. Há, na verdade, uma recuperação," afirmou. A taxa do Chile, por exemplo, foi afetada pela crise e pelo terremoto de 8,8 graus na escala Richter que devastou várias cidades do país no início do ano. Já a Alemanha, país de perfil exportador, volta a crescer com força depois de sofrer com a desaceleração do comércio mundial. O México, por sua vez, sai de uma base fraca de comparação por ter forte dependência com a economia dos Estados Unidos. Rebeca Palis, gerente de Contas Nacionais do IBGE, acrescenta que o crescimento do PIB nacional não pode ser avaliado de forma isolada. Os EUA, por exemplo, tiveram crescimento de apenas 0,4% no período, mas sobre um PIB per capita alto, de US$ 46,4 mil para o segundo trimestre. O PIB per capita do Brasil, de US$ 10,2 mil, é o mais baixo dentre os países listados.

Na quinta posição, o Brasil apresentou a mesma taxa de elevação do Reino Unido (1,2%) para o período de comparação, seguido pela União Europeia como um todo (1,0%). Na lista de 16 países elaborada pelo IBGE, o único a apresentar queda no PIB para o mesmo período foi a Grécia, de -1,5%. O IBGE comparou ainda o crescimento econômico dos países que formam o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China). Mas, como nesse grupo apenas o Brasil faz a divulgação com o cálculo que exclui influências típicas do período, a comparação foi realizada apenas na relação do segundo trimestre de 2010 ante mesmo período de 2009. A expansão da China foi de 10,3%; Brasil e Índia cresceram 8,8%, e Rússia, 5,2%. Embora tenha sido o País com menor crescimento, a Rússia tem o maior PIB per capita: US$ 15,1 mil, enquanto a China, que lidera a lista, tem PIB per capita de US$ 6,6 mil, e a Índia, US$ 3,1 mil.