Engenharia do Brasil ganha peso na GM e na Ford
Valor Econômico - 10/01/2007
Metade dos quase mil engenheiros que a General Motors tem no Brasil hoje trabalharão em projetos para a matriz, nos Estados Unidos, em 2007. Diante da estagnação do mercado local e a crise que enfrentam nos Estados Unidos, a General Motors e a Ford decidiram enxugar as áreas de engenharia de suas matrizes e deslocar o trabalho para regiões de baixo custo. Isso beneficiará as filiais de ambas no Brasil. A adaptação do Astra europeu para o mercado americano já foi feita por brasileiros. O investimento nas áreas de engenharia e de design brasileiras não é algo novo na General Motors. Mas agora ganhou dimensão maior com a recente decisão da empresa de transferir para a filial brasileira serviços exclusivamente destinados ao desenvolvimento de produtos para os Estados Unidos. A Ford também acaba de fazer uma reorganização que inclui reforço na engenharia brasileira. Segundo o presidente da Ford na América do Sul, Dominic DiMarco, parte do investimento de US$ 1 bilhão anunciado recentemente pela empresa para o Brasil, será usado nessa área. A montadora conta hoje com mil engenheiros nas fábricas brasileiras. A idéia é aumentar a equipe em mais 15% a 20%.