Encontro reforça potencial do setor de calçados da região de Franca e incentiva exportações
Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da InvestSP, evento reuniu fabricantes e compradores internacionais
InvestSPA Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), por meio da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à pasta, reuniu, na quinta-feira (10), na capital paulista, representantes de consulados e câmaras de comércio de vários países para apresentar oportunidades de negócios com empresas da região de Franca, no interior do Estado, um dos principais polos da indústria nacional de calçados.
A inciativa é resultado de parceria com a Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF), a Franca Chamber of Commerce e a Prefeitura de Franca, que organizam o Franca Business Round (FBR), que acontecerá entre 8 e 10 de abril de 2025, com rodadas de negócios e visitas às fábricas. O objetivo é que a InvestSP, que conta uma equipe de especialistas em comércio exterior, além de escritórios na América do Norte, na Europa, na Ásia e no Oriente Médio, também ajude a atrair possíveis clientes e parceiros para o FBR.
“Queremos mostrar ao mundo a excelência dos calçados produzidos em Franca e o quanto as empresas da região podem ser competitivas em qualquer mercado. Além de atrair os melhores compradores internacionais para o evento e contribuir para a geração de negócios, emprego e renda em São Paulo”, diz a gerente Internacional da InvestSP, Julia Saluh.
Entre janeiro e setembro de 2024, São Paulo exportou 4,3 milhões de pares de calçados, o que movimentou US$ 66.3 milhões – o equivalente a quase R$ 400 milhões -, indicam dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Além de Franca, o Estado conta com pelos menos mais dois importantes polos da indústria calçadista nacional, nas regiões de Jaú e Birigui.