26/03/13 14h50

Encontro reafirma JBF Industries em Araraquara

Prefeitura de Araraquara

Prefeito Marcelo Barbieri recebe executivos da empresa indiana de garrafas PET e define novos detalhes para a instalação

Um novo encontro realizado na noite de sexta-feira (22), no 6º andar do Paço Municipal, entre o prefeito Marcelo Barbieri e executivos da JBF Industries, sacramentou a instalação, em Araraquara, da primeira fábrica de BioMEG do Brasil.
Segundo o prefeito Marcelo, a nova produção de garrafas PET, cujo anúncio oficial foi feito no final de setembro de 2012, em São Paulo, (na presença do governador Geraldo Alckmin e do deputado estadual Roberto Massafera), significará “um marco para a sustentabilidade mundial”.

Com investimento de R$ 1 bilhão, a JBF será a maior fábrica deste produto no mundo como principal ingrediente das embalagens PlantBottle - primeira garrafa PET reciclável feita parcialmente de origem vegetal à base de etanol. A empresa indiana é uma das principais fornecedoras dessas embalagens para a Coca Cola.

A nova planta da JBF Industrieis, que será construída próximo à Rodovia Washington Luís, na Região Sul de Araraquara, irá gerar cerca de 1,6 mil empregos, entre diretos e indiretos, e agregar valor à cadeia do etanol da cana de açúcar de todo o Estado de São Paulo. A estimativa de produção, prevista para começar em 2015, é de 500 mil toneladas por ano.

Logística
O prefeito Marcelo enfatiza que a localização geográfica de Araraquara (na Região Central do Estado) também influenciou na decisão da empresa. A nova fábrica será abastecida com gás natural e a produção escoada por trem até o Porto de Santos, já que além de receber o gás diretamente da Bolívia o município possui um dos maiores pátios ferroviários de manobras da América Latina, entre outras vantagens.

Participaram da reunião com o prefeito Marcelo na sexta os diretores e representantes da JBF Industries, B. Arya, Rohiti Maindwal, Yogi Sarin, Luiz Armando de Vasconcelos e Valdir Coimbra, além dos secretários municipais José Roberto Cardozo (Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável) e Antonio Martins (Governo).